Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
22:41:15
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

24/07/2018 às 12:35

Consed anuncia Dia D de discussão a Base Comum Curricular do Ensino Médio

Redação Leiagora

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) irá promover o Dia D de discussão da etapa ensino médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2 de agosto, professores serão convidados a analisar o documento e opinar sobre as diretrizes para a sua área do conhecimento. Os detalhes sobre o Dia D foram apresentados em uma coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) e contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, a presidente do Consed, Cecília Mota e como o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps.

Atualmente, a Base está em discussão no CNE, após ser entregue pelo Ministério da Educação (MEC) em abril deste ano. 28 mil escolas públicas e particulares estão convidadas a participar do Dia D que será voltado somente para a discussão da base do ensino médio, uma vez que a base do ensino fundamental já está pronta. As atividades serão articuladas pelas secretarias estaduais de educação.Os professores deverão responder um formulário online, podendo dar sugestões. Os resultados dessa consulta pública será encaminhado para o CNE.

Segundo Cecília Mota, a intenção é envolver os professores e verificar se eles se sentem representados no documento. ?Agora é hora de arrumar aquilo que não concordamos e tocar pra frente pra que em 2020 começar um trabalho bem sistematizado com formação continuada?, disse em coletiva. A Base não definirá os currículos a serem implementados nas escolas, servindo somente de norte para a construção dos mesmos. Ela reúne objetivos para cada etapa de formação, e também determina competências que devem ser trabalhadas em sala de aula.

Quando questionado sobre a formação dos professores para a aplicação na nova Base, o Ministro afirmou que ?o processo de discussão é também um processo de formação, para os professores e para nós?. O presidente do CNE, lembrou que quando o documento for finalizado e aprovado, os cursos universitários também sofrerão adaptação, garantindo que a formação dos futuros professores seja pautada na BNCC. O Consed disponibilizou um material de apoio para ajudar no debate, bem como os documentos de análise em todas as áreas. Esse material pode ser acessado neste link.

Imagem destacada: pixabay.com .

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet