Cuiabá, domingo, 16/06/2024
19:51:58
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

11/08/2018 às 13:19

11 de agosto: Dia do Advogado

Maisa Martinelli

Noites em claro, fins de semana de muito estudo e trabalho, atenção aos prazos e comprometimento fazem parte do dia-a-dia do advogado. De acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, ?o advogado é indispensável à administração da justiça?, sendo a única profissão encartada como um dos seus pilares.

Advogar vem do latim advocatu, ou seja, aquele que é chamado para ajudar. Interceder a favor de alguém, proteger  os seus  interesses e direitos garantidos pela sua legislação são também algumas das funções do profissional.

O profissional da lei exerce ainda função social, sendo defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da justiça, moralidade pública e paz social. Em conversa com o Leiagora, a advogada Vilma dos Santos Martinelli, especialista em Direito Administrativo, fala sobre a importância do advogado para a sociedade. ?O trabalho do advogado é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva, garantindo a plena justiça e servindo como elo entre a parte desprotegida e o direito que a cerca?, afirma.

Para quem pretende fazer o curso, ela dá a dica  ?Se você quer fazer Direito, tem que estar preparado para ler bastante, ter muita dedicação, se deparar com as intempéries  da profissão e, principalmente, estudar a vida inteira, porque o Direito é muito dinâmico?, aconselha Martinelli.

A origem do Dia do Advogado

A primeira Constituição Federal do Brasil foi criada em 1824, porém Dom Pedro I,  imperador da época, percebeu que faltavam brasileiros com conhecimento jurídico e se viu na necessidade de implantar o primeiro curso de Direito do país.

O Dia do Advogado  é celebrado  em homenagem aos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, ambos criados por D. Pedro I, em 11 de agosto de 1827.

Tradicionalmente, nesse dia os estudantes de Direito festejam o chamado  ?Dia da Pendura?, quando saem pelos restaurantes e bares próximos da faculdade, onde consomem e não pagam, pois a conta fica ?pendurada? para que o dono do estabelecimento pague.

O Leiagora parabeniza esses profissionais que exercem sua profissão com amor, responsabilidade e sabedoria, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet