11/08/2018 às 16:53
Maisa Martinelli
Durante a ExpoVarejo 2018, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de agosto no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a fisioterapeuta e escritora Cristiane Carrasco conversou com o Leiagora sobre o seu livro ?Largue o pacote de sal?, lançado recentemente.
A leitura tem sido bastante discutida e gerado uma série de curiosidades acerca do nome. No entanto, o que muita gente não sabe, é que a obra não se trata de receitas, hipertensão ou algum problema relacionado ao condimento usado em cozinha. O processo de perdoar alguém, as angústias do ser humano, o equilíbrio emocional e a cura da alma são algumas das temáticas do livro.
A autora explica que o nome é uma metáfora que representa rancores, ódios, culpa, sentimentos mal resolvidos e a falta de perdão. ?Eu faço o leitor viajar no ?Largue o pacote de sal?, fazendo uma auto avaliação sobre aquele sentimento, que às vezes você acha que está tudo resolvido dentro de você,mas aí começa a analisar e fala ?epa, parece que estou com um pacotinho aqui?, e daqui a pouco descobre que está com outro pacotinho ali?, diz a escritora.
Carrasco conta que no livro ela ensina a pessoa a identificar sentimentos mal resolvidos e explica sobre as enfermidades que podem ser desencadeadas por conta desse fator. ?Muitas doenças são psicossomáticas, são geradas a nível psico e depois acabam somatizando e indo para o físico?, afirma.
[caption id="attachment_28419" align="alignnone" width="300"]A obra também leva o leitor a fazer uma reflexão sobre as suas atitudes. ?A gente tem mania de apontar o dedo, mas, quando a gente aponta, tem três olhando para nós, então eu faço você fazer uma reflexão sobre esses três dedos que apontam para você. Um dia a gente também deve ter ofendido alguém, um dia a gente também pode ter sido o ofensor e nem ficou sabendo, porque o ofensor não dói, não sente dor, mas o ofendido a gente sabe?, conta Cristiane.
O livro conta ainda histórias da própria autora, tanto nas vezes em que foi a ofendida como quando foi a ofensora, fazendo também uma reflexão sobre o perdão. ?Perdão é uma decisão, não é um sentimento. Muitas pessoas confundem sobre o que é, literalmente, o perdão?, explica Carrasco.
Confira o vídeo para saber um pouco mais sobre a obra.
https://www.youtube.com/watch?v=8zIOsZXtTWQ15:11
15:04
15:03
15:03
14:45