Cuiabá, domingo, 16/06/2024
23:14:24
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

12/08/2018 às 12:22

Você sabe qual é a origem do Dia dos Pais?

Maisa Martinelli

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto aqui no Brasil. Nesta data, filhos aproveitam para agradecer aos papais pela companhia, amor e carinho, além de oferecer  presentes como uma forma de comemoração. Mas você sabe de onde surgiu a ideia de criar uma data específica para homenageá-los?

Existem algumas versões sobre a origem da celebração, porém a mais comum vem lá do ano de 1909, no estado de Washington, Estados Unidos.  Conta a história que Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de comemorar também o dia dos pais. A menina queria fazer uma homenagem ao próprio pai, já que sua mãe havia falecido em 1898 ao dar à luz ao sexto filho.

John, que algumas fontes de pesquisa sugerem que o nome seja William Jackson Smart, criou os seis filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa ao ver seu genitor  superar todas as dificuldades sem ajuda de ninguém, então em 1910 ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane. Sonora também pediu auxílio para a Entidade de Jovens Cristãos da cidade.

O primeiro Dia dos Pais no país foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa se tornou símbolo do evento: as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos pais falecidos.

A partir daí, a celebração  difundiu-se para todo o estado de Washington, até que, em 1924, o presidente Calvin Coolidge aprovou a ideia de ter um Dia dos Pais nacional, e em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial onde declarou o terceiro domingo de junho como sendo o Dia dos Pais. No entanto, a história gera controversas, pois alguns dizem que a data foi oficializada por Richard Nixon em 1972.

Dia dos Pais no Brasil

A ideia de comemorar o Dia dos Pais no Brasil surgiu do publicitário e jornalista Sylvio Bhering em 1953. A intenção da criação desta data era atrair comerciantes para fazer publicidade no jornal ?O Globo?, onde trabalhava. Então, Bhering difundiu a celebração, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente o dia escolhido foi 16 de agosto, por ser dia de São Joaquim, que, segundo a crença católica, é o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo. No entanto, o publicitário logo resolveu mudar a data para o segundo domingo de agosto, para que pudesse ser comemorada sempre aos finais de semana, quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com seus filhos.

O Leiagora parabeniza todos os pais que se dedicam e batalham para a criação de seus filhos, oferecendo  amor, dedicação, educação e presença.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet