Cuiabá, sexta-feira, 31/05/2024
22:43:37
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

05/12/2018 às 10:20

?Mais importante que a cultura reclamatória, é a cultura participativa?, diz secretária do TCE

Redação Leiagora

Com vários programas educativos e sociais, Cassyra Vuolo, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), esteve nos estúdios do Portal Leiagora e compartilhou um pouco sobre a atuação da entidade perante a sociedade. Na oportunidade, Cassyra mostrou como o TCE vem adotando ações que motivam a participação de jovens e adultos, para que exerçam seu papel dentro da sociedade como potenciais fiscalizadores.

De acordo com a secretária, desde o ano de 2001, antes mesmo da criação de uma secretaria específica, o TCE já realiza uma abordagem mais direta para aproximar as pessoas das ações do Tribunal.

?Trouxemos os primeiros alunos da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, que fica no CPA1, para assistir a sessão plenária. Nós do Tribunal oferecemos toda a logística necessária para proporcionar este contato dos alunos com o dia a dia do TCE?.

A Secretaria de Articulação Institucional do TCE, criada no ano de 2006, já atendeu quase todas as redes de ensino da capital, de acordo com Cassyra, mas que este é um trabalho perpétuo, em que ano após ano, novos jovens são estimulados a participarem cada vez mais e mais.

?Ensinamos que nós, como cidadãos, não terminamos nosso papel após o fim da votação, mostramos que é preciso ser realizado o acompanhamento das ações de cada candidato eleito de acordo com o seu plano de governo. Mais importante que a cultura reclamatória, é a cultura participativa?, afirma.

Dentro das escolas

Durante a entrevista, a secretária enfatiza o fato de que o ambiente escolar é a principal porta para que jovens e adultos, tomem conhecimento da importância da sua participação nas tomadas de decisões que possam vir a afetar a vida das pessoas.

?Cada unidade escolar possui o seu conselho deliberativo. Este conselho é formado pela diretora, professores, pais e os próprios estudantes. Mostramos aos alunos que é ali mesmo, dentro das escolas que começa a sua participação?.

?Hoje estamos muito próximos da realidade das escolas e já percebemos mudanças de hábito e comportamento nos alunos. Antes eles sequer respondiam as avaliações, agora eles não só respondem, deixam muitas críticas, sugestões e elogios?.

Confira a entrevista com a secretária Cassyra Vuolo logo a seguir:

https://youtu.be/bYfNkD84rY8

Direto da Redação, Bruno Barreto e Iury Lupaudi

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet