Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
14:46:01
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

08/01/2019 às 17:24

Governador apresentará rombo das contas e propostas para Deputados

Sandra Costa

No final da manhã desta quarta-feira (09), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), se reunirá no Palácio Paiaguás com os deputados estaduais para apresentar dados técnicos dos projetos que o Executivo encaminhará para aprovação do Parlamento, em busca do reequilíbrio financeiro do Estado.

O estado de Mato Grosso passa por uma crise econômica com dívidas na ordem de R$3,9 bilhões. Neste sentido, o governador apresentou, preliminarmente, alguns projetos aos deputados do Partido Democratas, Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa e Dilmar Dal?Bosco, que deverá assumir como líder do Governo, assim como à diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).

Esses projetos seriam encaminhados e protocolados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta tarde e o governador Mauro Mendes concederia coletiva à imprensa sobre o assunto, na sequência. Porém, atendendo um pedido de Eduardo Botelho, Mauro Mendes cancelou a entrega dos documentos e vai se reunir com os parlamentares nesta quarta, as portas fechadas. Até o momento, não foi divulgado o horário pela manhã que terá início da reunião, mas deverá ultrapassar o horário de almoço.

Já a coletiva de imprensa foi remarcada para quinta-feira (10), após protocolar os projetos na ALMT. ?Essas leis versam sobre um pacto com Mato Grosso para que possamos tirar o Estado desse caminho muito ruim que ele se encontra. Hoje o Governo do Estado não consegue honrar os seus compromissos com os servidores, não paga mais salário em dia, atrasou décimo terceiro de dezembro, não pagou o salário de dezembro, fornecedores há meses e até anos sem receber. Inadimplência com os hospitais, com a Saúde. É uma situação financeira muito ruim, muito delicada?, explicou Mendes

Entre os projetos de lei a serem protocolados está o do novo projeto do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).?Esse projeto traz algumas alterações, sendo que a maior delas é a garantia de mais de R$ 500 milhões desse fundo arrecadado à Infraestrutura, coisa que não estava acontecendo anteriormente, porque o dinheiro arrecadado caía na Fonte 100 da Conta única e esse valor estava sendo utilizado basicamente para pagar salário ou até financiamento de Infraestrutura?, disse ele.

Para o governador, são leis importantes a serem debatidas com a Assembleia Legislativa e com os setores envolvidos, dentro da Casa de Leis. "Lá, é a Casa da Democracia, que representa todos os segmentos, e tenho certeza que serão aprovadas porque são imprescindíveis para tirar Mato Grosso do buraco?, conclui o democrata.

LEIA MAIS:
Mauro Mendes con­cede co­le­tiva nesta terça (8) sobre pro­jetos en­ca­mi­nhados à ALMT

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet