Cuiabá, sábado, 04/05/2024
21:20:22
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

30/01/2019 às 16:23

Conta de água e esgoto ficará 4,6% mais cara em Cuiabá

Fernanda Leite

O Conselho Participativo da Agência Municipal dos Serviços Públicos Delegados (Arsec) aprovou na terça-feira (29), o aumento de  4,6% sobre a tarifa de água e esgoto de Cuiabá.

O vereador Marcrean Santos (PRTB), representante da Câmara de Cuiabá no Conselho da Arsec, votou contra o reajuste. Ele diz que o aumento não é justo, tendo em vista que a concessionária de saneamento Águas Cuiabá não vem cumprindo  o que determina o contrato.

?Nós não concordamos com esse aumento, uma vez que a concessionária trata apenas 32% do esgoto da cidade e cobra 90% da população. Então, não concordamos com nenhum tipo de aumento, tendo em vista que as cláusulas contratuais não estão sendo cumpridas, e a sociedade está sendo penalizada?, argumentou.

O presidente do Conselho, Alessandro Oliveira, argumenta que o percentual diz respeito à reposição inflacionária do último ano.

?É um procedimento anual que visa recomposição inflacionária. Ele se inicia com um pedido da concessionária, instruído com todo o cálculo do período de inflação. Esses cálculos são analisados, e por fim, submetido ao nosso conselho, que é deliberativo, para que analise e opine a respeito desse reajuste. Feito essas análises, foi aprovado um reajuste de 4,6% que se refere aos índices inflacionários dos principais custos da concessionária?, explicou.

Ainda,  este aumento deve ser sentido pelos consumidores apenas no mês de abril.

?O Conselho pública essa votação, a concessionária também deve publicar o reajuste, e só passa a valer 30 dias depois desta publicação. Então, ele vai passar a ser exigível a partir de março deste ano. Considerando os 30 dias, possivelmente em abril os consumidores já sentiram o impacto desse reajuste?, finalizou.

Direto da Redação, Fernanda Leite, com informações da assessoria da Câmara de Cuiabá

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet