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31/01/2019 às 16:28

Trabalhador não consegue fazer integração em ônibus e gasta R$ 82 reais a mais por mês

Josiane Dalmagro

Adelto Mário da Silva acorda todos os dias às 5h30 da manhã e se prepara para estar no ponto de ônibus às 6h30, para não perder a condução no bairro Sucuri, onde reside, e dessa feita conseguir chegar às 8h no trabalho, depois de pegar três ônibus.

O editor de imagens de 53 anos, só tem uma opção de linha para o local onde mora, a 250, porém, segundo ele essa linha faz muitas voltas, então, para economizar tempo ele acaba indo até o terminal da Ambev, onde pega a linha 410 até o centro de Cuiabá e, lá, finalmente entra na linha 213, até a avenida André Maggi, onde fica o edifício em que trabalha.

A reclamação de Adelto é que, apesar de ter, por direito, assegurada  uma hora e meia para realizar a integração, seu direito tem sido usurpado, todos os dias, quando no último pedaço de sua jornada diária ele tem que realizar um novo pagamento de R$ 4,10 para entrar na condução, mesmo gastando cerca de uma hora no percurso até sua condução final.

?Estou me sentindo lesado. São 82 reais a mais todo mês e empresa em que trabalho não vai me dar três passagens por dia, são apenas duas. A empresa de ônibus está querendo impor que ônibus eu tenho que pegar, já que não estão me dando opção de integração?, explica o editor.

Em seu entendimento, não está conseguindo realizar a integração por pegar dois ônibus que realizam linhas parecidas, porém, apenas uma das linhas passa por seu bairro.

Adelto explica ainda, que se ele não pegar a segunda condução - linha 410 - ele perde mais uma hora no trajeto e nesse caso teria que sair de casa uma hora ainda mais cedo, ou seja, 5h30 da manhã. São quase três horas de condução, sem a menor necessidade, explica o usuário do transporte público.

?Pode estar ocorrendo essa falta de integração no que chamamos de terceira perna, se o cartão for muito antigo, por exemplo. Mas não há qualquer impedimento para o usuário em utilizar mais do que uma integração no período de tempo de uma hora e meia. Inclusive, na região do CPA os moradores fazem muito isso, indo até o terminal do CPA para depois seguir ao centro e outros destinos?, explicou o superintendente de transportes da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Joedson Pinheiro.

De acordo com ele, nesses casos, não sendo problema com o cartão, o usuário deve procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), responsável por fiscalizar os serviço de transporte na capital, e então registrar a ocorrência.

De acordo com  informações da Semob este tipo de situação ?é rara?  e pode ocorrer por dois motivos distintos.

?O primeiro é a semelhança entre o itinerário dos ônibus. Levando em consideração que cada passageiro precisa pagar uma passagem para ida e outra para volta, não é possível fazer integração entre ônibus que pertençam a linhas com trajetos semelhantes, como os mencionados. O problema pode decorrer ainda da distância entre o ponto de partida e chegada. Para ambos os casos, a SEmob orienta que os usuários entre em contato com o setor de transporte, por meio do telefone 3315-4216, para que todas as especificidades sejam esclarecidas e os problemas resolvidos?.

Direto da redação, Josiane Dalmagro

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