Cuiabá, domingo, 05/05/2024
02:46:51
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

31/01/2019 às 18:45

Deputado derrotado tenta ?derrubar? eleito para obter vaga; TRE nega

Fernanda Leite

O deputado estadual não reeleito, Oscar bezerra (PV), entrou com um pedido de impugnação do mandato do deputado estadual eleito, Luiz Amilton Gimenez, o Dr. Gimenez, também do PV. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou.

A justificativa de Bezerra para tentar impedir a posse do novato  é por conta das denúncias sobre a prática do crime de abuso de poder econômico durante a eleição de 2018, que é inclusive alvo de investigação no Ministério Público Estadual (MPE)

?A probabilidade do direito encontra-se estampada em prova documental (boletim de ocorrência), depoimentos prestados perante a autoridade policial, mídia digital (vídeo) e transcrição. O abuso de poder encontra-se comprovado pela participação em leilão beneficente com nítido caráter propagandístico em que foi praticada também a doação para evento de grande repercussão local. A corrupção eleitoral encontra-se materializada na apreensão de cheques, dinheiro, contratos de prestação de serviço, santinhos e, em especial, pela indicação de nomes não constantes da prestação de contas. O perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, por seu turno, encontra-se representado pelo início (posse) do mandato (legislatura) em fevereiro/2019.? consta na denúncia apresentada por Oscar.

O juiz que analisou a ação, Ricardo Almeida,  em sua decisão aponta que  não  existem provas concretas para impedir que o eleito assuma o cargo.

?O requerente reivindica a concessão da antecipação dos efeitos da tutela, porém não é possível constatar a presença de prova inequívoca na peça de ingresso apta a autorizar o deferimento do pedido formulado neste momento processual. Ademais, a suspensão do resultado de pleito por meio de tutela antecipada é medida temerária que pode afetar a segurança jurídica das eleições e a soberania das urnas?, diz o despacho.

A diferença de votos entre ambos foi de 231 votos. Oscar obteve 11.827, e fica com a 1º suplência, enquanto Dr. Gimenez obteve 12.058 votos.

Direto da Redação, Fernanda Leite

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet