Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
11:44:22
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

21/02/2019 às 09:56

Operação da PF combate venda de dados sigilosos de órgãos públicos federais

Fernanda Leite

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) cumprem, em Cuiabá, mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (21), na 2ª fase da  Operação 'Data Leak', que apura  vendas  de dados  sigilosos da DataPrev, Siape, Prefeituras e Exército. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Cuiabá.

As investigações apontam que escritórios de advocacia, contabilidade, financeiras e empresas de cobrança faturaram mais de R$ 2 milhões por mês com a venda de dados.

Na primeira fase da operação, realizada no final do ano passado, foram cumpridos  7 mandados de prisões temporárias e 9 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 5º  Vara Federal de Cuiabá.

As investigações apuram a possível participação de servidores públicos nos crimes investigados, que, tendo acesso a bancos de dados sobre os quais deveriam guardar sigilo funcional, auferem vantagens financeiras no repasse das informações sigilosas a terceiros. Os receptadores dos dados, por sua vez, comercializam as informações com escritórios de advocacia, contabilidade, financeiras e empresas de cobrança, dentre outras, auferindo expressivos lucros na transação.

Cinco mandados de prisões temporárias foram cumpridos e 10 de buscas e apreensões nas capitais dos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O nome Data Leak faz referência ao vazamento de dados sigilosos, que chegam ao poder de indivíduos que praticam o comércio clandestino de informações pessoais e financeiras de funcionários públicos e segurados do INSS.

Fernanda Leite, com informações da PF/MT

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet