Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
17:25:23
informe o texto

Notícias / Geral

26/02/2019 às 11:44

Luta pelas prerrogativas: Audicom-MT discute ações contra a corrupção em SC

Redação Leiagora

O presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT), Angelo Silva de Oliveira, esteve nessa semana em Florianópolis (SC), entre quarta-feira (20) e sexta-feira (22), no 1º Seminário de Práticas do Controle Interno Municipal, realizado pelo Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, o IGAM. No evento, a trajetória da Audicom-MT foi contada como case de sucesso como categoria de classe em luta pelas prerrogativas dos controladores internos municipais de Mato Grosso.

Aproveitando o evento na capital catarinense, o presidente da Audicom-MT visitou o promotor de Justiça, Samuel Dal-Farra Naspolini, no Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA), do Ministério Público Estadual de Santa Catarina (MPSC). A ocasião foi oportuna para uma troca de experiências e relatos das conquistas que cada instituição tem colhido com ações concretas em prol da defesa do interesse público.

Na agenda, Angelo conheceu os bons resultados do Programa Unindo Forças, que visa fortalecer a atuação das Unidades de Controle Interno (UCI) nos municípios, implementando dessa forma uma série de medidas e ações que garantem a prevenção contra a corrupção sobre o dinheiro público. O Unindo Forças segue as diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCLLA), que é uma ação de inteligência e integração coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre as ações da ENCLLA, em 2017, foi estabelecido como diretriz nacional a meta para o desenvolvimento de ações que permitam apoiar a implementação do sistema de controle interno nos Estados e municípios.

Em contrapartida, Angelo contou as principais conquistas da Audicom-MT nos últimos anos, além de compartilhar os avanços trazidos pelo Programa Aprimora, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O Aprimora possui uma metodologia de avaliação dos Controles Internos, que oferece apoio técnico para implementação, funcionamento e avaliação desses controles.

?Foi uma experiência muito positiva o encontro com o Dr. Samuel, membro do MPSC, pois demonstrou que a luta por aprimoramento e união de forças para combater a corrupção, por meio dos controles externo, interno e social, é uma realidade que se fortalece a cada dia no país. Nosso objetivo é continuarmos firmes nesta honrosa atividade de proteção ao patrimônio público, e acima de tudo encontrar meios cada vez mais eficazes para melhorar nossa sociedade?, enfatizou Angelo que, além de presidente da Audicom-MT e controlador interno de Rondonópolis, é membro do Rotary Club de Rondonópolis Rio Vermelho.

Direto da Assessoria

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet