Cuiabá, sábado, 01/06/2024
02:44:40
informe o texto

Notícias / Política

02/07/2019 às 16:21

AL assegura debate crítico sobre projeto do governo que aumenta impostos, diz Avallone

Deputado presidiu audiência pública histórica que reuniu mais de 500 representantes de entidades de todos os segmentos produtivos

Leiagora

AL assegura debate crítico sobre projeto do governo que aumenta impostos, diz Avallone

Foto: Assessoria

O deputado Carlos Avallone (PSDB), que presidiu a audiência pública realizada ontem (1.7) na Assembleia Legislativa, classificou o evento como histórico, ao reunir mais de 500 empresários de diferentes setores para debater a reinstituição dos incentivos fiscais e a mini-reforma tributária embutida pelo governo no PLC 53/2019. Todos os representantes de  entidades criticaram a proposta do Executivo e lembraram que qualquer aumento de impostos acaba afetando o cidadão, que tende a consumir menos e, com isso, a arrecadação diminui ao invés de aumentar. O foco portanto deve estar na capacidade das reformas estimularem a economia, fazendo justiça fiscal e gerando novos empregos, destacou o deputado. 

"Sempre defendemos o debate franco com os segmentos industrial, comercial e agronegócio, que infelizmente não aconteceu antes do encaminhamento da proposta governamental. Os questionamentos incisivos das federações e entidades sobre o aumento da carga tributária, levaram o governo a admitir a revisão de alguns pontos do projeto, o que sem dúvida foi uma vitória do segmento produtivo", destacou Avallone.

O primeiro avanço no sentido de ampliar o debate foi o cancelamento da reunião da Comissão Especial criada no parlamento para discutir o projeto, que estava marcada para a manhã de hoje (2.7). Durante a audiência, a decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão Especial, deputado Nininho (PSD). A Lei Complementar 160/2017 prevê que a reinstituição dos incentivos precisa ser feita até 31 de julho, e por ter chegado apenas alguns dias atrás à Assembleia, os deputados podem ser convocados durante o recesso de julho para analisar o projeto de lei complementar.

"Isso traz uma tranquilidade maior, porque permite uma maior discussão das mudanças, que vão impactar a vida de toda a população, pois o governo incluiu uma reforma tributária que onera especialmente o comércio regional. O Parlamento exerceu com autoridade suas prerrogativas, assegurando que o necessário debate aconteça”, destacou o deputado Avallone. A segunda audiência pública, requerida pelo deputado Nininho (PSD) e marcada para as 14h de hoje, reúne agricultores e pecuaristas com a equipe econômica do governo.

O segundo resultado concreto da audiência foi a reunião realizada na manhã desta terça-feira no Palácio Paiaguás, com representantes do comércio e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. Segundo Avallone, que também participou da reunião intermediada pelo líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), as discussões avançam no sentido de ajustar o projeto de lei complementar de forma a reduzir os impactos negativos sobre os diversos segmentos da economia.
Direto da assessoria 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet