Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
23:56:23
informe o texto

Notícias / Esporte

03/07/2019 às 14:39

Estudantes com deficiência participam dos Jogos Escolares da Juventude

Vivências paralímpicas são oferecidas aos participantes da competição escolar realizada pela Secel em todo o Estado

Leiagora

Estudantes com deficiência participam dos Jogos Escolares da Juventude

Foto: Cida Rodrigues

Faltando uma semana para o encerramento das etapas regionais, os Jogos Escolares da Juventude propiciaram, apenas neste ano, experiências de crescimento pessoal a quase sete mil jovens atletas. Além da competição esportiva entre escolas, o evento trouxe práticas para que os estudantes pudessem conhecer atividades desportivas praticadas por pessoas com deficiência, como o futebol para cegos e o basquete em cadeira de rodas.

As Vivências Paralímpicas, como são chamadas, permitiram que os atletas tivessem a oportunidade de conhecer as complexidades da pessoa com deficiência, ajudando a desfazer estigmas, velhos conceitos e preconceitos. Um espaço reservado no local de refeitório conjunto se transforma em quadra de vivência de inclusão e de respeito às diferenças.

A experiência levada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) aos Jogos Escolares também tem o objetivo de ajudar a propagar as atividades de inclusão de pessoas deficientes no esporte a todos os municípios mato-grossenses. 

Em Pontes e Lacerda, município-sede da etapa regional Sudoeste que termina nesta quarta-feira (03.07), as práticas de vivência inclusiva têm tido uma grande participação do estudantes que são orientados a falar sobre a atividade quando retornarem aos seus municípios de origem.

“A ação é bastante procurada aqui nos Jogos em Pontes e Lacerda, o pessoal está sendo muito participativo. Orientamos para que esses garotos e garotas repliquem a experiência e o que sentiram, nas escolas, para colegas, professores e para possíveis conhecidos que possuam alguma deficiência física. Temos o interesse de que mais pessoas no Estado, em todas as faixas etárias, possam usar o esporte como aliado para aprender a lidar com sua deficiência física”, destaca o superintendente de Esporte e Lazer da Secel, Rodrigo de Camargo Siqueira.

Modalidade pioneira no desporto Paraolímpico no Brasil, o basquetebol em cadeira de rodas, é a maior atração da vivência. A maioria dos estudantes quer saber como fazer e testar suas habilidades na cadeira adaptada ao esporte. Para começar o treino, a equipe da Secel responsável pela atividade orienta cada participante sobre as possibilidades de deslocamentos, como o corpo se organiza na cadeira e sobre a necessidade de conciliar o controle da cadeira ao manuseio da bola. 

Praticado a partir da década de 50 no país, o esporte exige, além da bola e da tabela de basquete, cadeiras de rodas com aro fixado à sua roda.

“É esse aro que, pelo toque, define a intensidade do deslocamento, direção e frenagem da cadeira. Após os toques dados na cadeira, o jogador precisa quicar, passar ou arremessar a bola”, explica o coordenador de Esportes de Inclusão da Secel, Luiz Benedito Pinto Filho, mais conhecido como Tamba.

A atividade de vivência paralímpica também será levada para a etapa da competição escolar na região Nordeste, que será realizada em Porto Alegre do Norte, de 05 a 10 de julho.
Participação nas Paralimpíadas Escolares

Mato Grosso também se prepara para participar da etapa nacional da Paralimpíadas Escolares 2019, que ocorrerá em São Paulo/SP, no período de 18 a 23 de novembro. A competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro é a maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar.

A delegação mato-grossense contará com participantes nas modalidades de goalball, bocha, basquete 3x3 em cadeira de rodas e voleibol sentado, atletismo, natação, judô, tênis de mesa e tênis de campo em cadeira de rodas. O Estado será representado por equipes de esportes paralímpicos de Alta Floresta, Paranatinga, Tangará da Serra, Sorriso, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Campo Verde, Várzea Grande e Cuiabá. 

“Neste ano a delegação mato-grossense será representada por cerca de 60 atletas paralímpicos. Mas sabemos que muitos outros talentos podem ser despertados no Estado. É para ajudar na divulgação dessa possibilidade que temos essa atividade de vivência durante os Jogos Escolares e também estamos nos reunindo com instituições que podem contribuir conosco, como a Associação das Primeiras-damas de Mato Grosso e outras. Nosso objetivo é aumentar a participação de pessoas com deficiência no esporte, tanto de forma competitiva como de socialização”, esclarece Tamba, coordenador de Esportes de Inclusão da Secel.
Direto da assessoria, Cida Rodrigues
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet