Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
18:00:39
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/07/2019 às 13:14

Judiciário media conciliação entre Sintep e Executivo Estadual

A audiência de conciliação entre os representantes do Poder Executivo e os líderes do Sintep aconteceu na tarde desta segunda

Leiagora

Judiciário media conciliação entre Sintep e Executivo Estadual

Foto: Reprodução Internet

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), mediou audiência de conciliação entre os representantes do Poder Executivo Estadual e os lideres do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) na tarde desta segunda-feira-feira (8 de julho).
 
A reunião realizada na sede do Nupemec, no Anexo Antônio Arruda, durou mais de 4 horas e avançou positivamente nas negociações para por fim a greve e para o pagamento dos dias 41 dias de paralização.
 
A mediação foi conduzida pelo coordenador do Nupemec, juiz Hildebrando da Costa Marques, que avaliou como ‘extremamente positiva’. “Conseguimos apesar do impasse gerado a partir da rejeição da proposta anterior encontrar outra opção. Esperamos sinceramente que a proposta seja aprovada pela categoria e com isso o fim da greve”, reiterou o magistrado. 
 
O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, explicou que entre as propostas acordadas está a suspensão do corte de ponto de forma imediata. “Acho que conseguimos um entendimento junto ao pessoal do Sintep. Eles levarão a proposta para a categoria e estamos esperançosos que ele retornem ao trabalho já na segunda-feira (15 de julho). Uma das propostas foi a suspensão do corte de ponto e pagamento de 50% no dia 26 de junho e os outros 50%, no dia 27 de agosto, do que já havia sido descontado. Caso os professores retornem ao trabalho, a folha salarial de julho será paga normalmente no mês de agosto”, pontuou Carvalho.
 
A categoria avaliará a proposta durante assembleia geral, na sexta-feira (12 de julho). Sobre a Lei 510/2013 foi proposto um calendário de reuniões quadrimestrais para acompanhamento da arrecadação do Estado. “Foi apresentado um documento com essa proposta, confesso que chegamos aqui sem muita expectativa, mas o governo apresentou um calendário para reposição dos cortes que foram realizados. Em relação a lei 510/2013 nos reuniremos de 4 em 4 meses para falar sobre o tema”, disse o presidente do Sintep, Valdeir Pereira.
 
No documento, resultado da Mediação no TJMT, e que será protocolado no Sintep-MT, o governo assume o compromisso de que os salários de maio e junho seriam repostos na modalidade de parcelamento, com 50% na folha de 26 de julho, e 50% em 26 de agosto, havendo fluxo de caixa poderão antecipar. Os salários de julho seriam pagos dentro da metodologia já adotada pela gestão Mauro Mendes, no dia 10 de agosto.
Da assessoria, Ulisses Lalio/TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet