Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
11:21:04
informe o texto

Notícias / Política

19/07/2019 às 13:06

​‘Situação dos presídios é caótica, precisamos tomar uma atitude urgente’, diz Botelho - Vídeo

Luana Valentim

​‘Situação dos presídios é caótica, precisamos tomar uma atitude urgente’, diz Botelho - Vídeo

Foto: Reprodução da internet

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), avaliou que a situação dos presídios no Estado é caótica, complicada e insustentável. Entendendo que é preciso tomar uma medida urgente para poder melhorar o sistema prisional.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamonte e o desembargador Orlando Perri estiveram na AL em uma reunião com o presidente da Casa e uma comissão de deputados para tratar sobre a situação do sistema penitenciário no Estado.

“A reunião foi proveitosa no sentido que os deputados tiveram uma melhor oportunidade de conhecer as condições do sistema prisional a partir de uma radiografia detalhada apresentada por um membro do Tribunal de Justiça. Os deputados saíram da reunião dispostos a colaborar com o setor”, disse Botelho.

No encontro, foi discutido a superlotação do sistema prisional e a necessidade de investir em qualificação e modernização nos presídios. E que é preciso mais investimento do Estado, já que houve muito pouco nos últimos quatro anos, avaliando que todas as unidades prisionais precisam de reparos urgentes.

Alguns deputados irão, junto com membros do grupo de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário, percorrer algumas unidades do Estado para garantir na Lei de Diretrizes Orçamentárias, uma previsão de recursos junto a Lei Orçamentária Anual do setor.

“Viemos pedir o apoio da Assembleia no que diz respeito a futuros investimentos no sistema, porque nos últimos anos, o investimento foi muito aquém do necessário. Então nesse sentido que nós viemos aqui socializar com os deputados essa necessidade”, relatou Bustamante.

A pretensão é trazer o sistema PAC para as penitenciárias de Mato Grosso. O custo mensal será de aproximadamente R$ 3,5 mil, pois a superlotação dos presídios e a falta de programas de recuperação das unidades prisionais resultam em uma taxa de 80% de reincidência. Os números, segundo Perri, alertam para a necessidade de programas eficazes para os reeducandos.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet