Cuiabá, quinta-feira, 19/09/2019
21:17:48
informe o texto

Notícias / Cultura & Arte

16/08/2019 às 08:42

Palestras sobre arquitetura e urbanismo celebram o Dia Nacional do Patrimônio Público no Palácio da Instrução

As atividades começam nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Palácio da Instrução, com a palestra sobre práticas sociais e apropriações coletivas

Leiagora

Palestras sobre arquitetura e urbanismo celebram o Dia Nacional do Patrimônio Público no Palácio da Instrução

Foto: Assessoria

Neste sábado (17.08) comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Público. Aproveitando a data especial, como parte da programação que celebra os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, o evento Urbanismo Tático e Centro Antigo de Cuiabá.

As atividades começam nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Palácio da Instrução com a palestra sobre práticas sociais e apropriações coletivas, intitulada Microintervenções Urbanas, com o professor doutor em arquitetura e urbanismo pela FAU/Makenzie, Lincoln Paiva.

No sábado e domingo (17 e 18.08), a partir das 8h, também no Palácio da Instrução, Intervenção Urbana/ Walking Art com experiências práticas para construção de lugares. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

As inscrições são online e podem ser realizadas pelo site www.abre.ai/urbanismotaticocuiaba.

Serviço

Tema: Palestras sobre arquitetura e urbanismo celebram o Dia Nacional do Patrimônio Público

Inscrições: www.abre.ai/urbanismotaticocuiaba.

Programação

Palestra: MICROINTERVENÇÕES URBANAS - Práticas sociais e apropriações coletivas
Data: 16 de Agosto de 2019 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Palácio da Instrução

OFICINA: Experiência prática de construção de lugares
Data: 17 de Agosto de 2019 (sábado) 
Horário e Local: manhã e tarde - Palácio do Comércio
Domingo: 18 de Agosto de 2019 (Domingo)
Horário e Local: manhã  e tarde - Palácio da Instrução
Obs: somente os inscritos participarão das oficinas e caso tenham presenciado a palestra.
Oficina com VAGAS LIMITADAS

---------------------------------

MICROINTERVENÇÕES URBANAS
Práticas sociais e apropriações coletivas
Conteúdo:  Trajetória profissional no âmbito da  pesquisa sobre microurbanismo  tático ao planejamento de cidades caminháveis . A importância de iniciativas Bottom-up na configuração da paisagem urbana.
---------------------------------
Workshop 
Experiência prática de construção de lugares
Discutiremos Intervenções Urbanas a partir da discussão do Urbanismo Tático (Palestra Sexta) e também da Walking Art,  surgiu na virada do século XX  em Paris, para discutir os limites entre a  arte,  arquitetura e urbanismo. Os espaços físicos e as formas que delineavam  o estudo  do conceito de não lugares, a sintetização de um olhar para os lugares banais na observação crítica do território sob o ponto de vista do caminhante expectador e do caminhante que participa do meio ambiente vivo à sua volta. A exploração do inconsciente da cidade que habita nos espaços públicos, uma análise das  questões mais subjetivas do lugar que impactam a vida das pessoas, bem como a dialética do visível e do invisível. O caminhar na cidade  constitui mais do que nunca uma metodologia importante para os nossos dias porque   permite-nos uma convergência inspiradora entre teoria e prática, revelando um interessante diálogo e intercâmbio entre arte, arquitetura, estudos urbanos, sustentabilidade, ecologia e tecnologia. Andar a pé, com uma perspectiva holística que  revela as múltiplas camadas de experiência na relação entre pessoas e lugares.

---------------------------------

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. Para mais informações sobre o evento, entre em contato pelos telefones (65) 3613-9240/9230.
 Direto da redação, ​Protásio de Morais | Secom/MT 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet