Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
23:36:30
informe o texto

Notícias / Política

26/08/2019 às 10:42

Governador se reúne com Bolsonaro para encontrar solução para crise ambiental

A principal pauta da reunião é econtrar um plano para o combate aos incêndios

Fernanda Leite

Governador se reúne com Bolsonaro para encontrar solução para crise ambiental

Foto: Assessoria

O governador Mauro Mendes (DEM)  e outros governadores que compõem o 'Amazonia Legal' se reunirão, nesta terça (27), com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em Brasília, para tratar sobre a crise ambiental gerada pelas queimadas. O econtro foi solicitado pelo presidente.

Dados apontam que Mato Grosso é um dos estados mais afetados por focos de  incêndios e enfrenta a pior temporada de queimadas em 7 anos e a situação piora com o bloqueio do Fundo Amazônia. 

Em entrevista ao Jornal da CBN, o governador aponta: "houve uma desproporcionalidade da reação interna e externa. E as mídias sociais são importantes, mas acabam proliferando realidades que, às vezes, não são verdadeiras e gera pânico no país internacionalmente, o que é muito ruim para a imagem do Brasil, sobretudo para o agronegócio", avalia. 

A principal pauta da reunião é econtrar um plano para o combate aos incêndios.

Na semana passada, Mendes declarou que parte das queimadas que ocorrem em Mato Grosso são criminosas.  "Não é a primeira vez que as queimadas ocorrem no Estado. Nós estamos tomando as medidas necessárias para identificar e punir. Nesse voo que fizemos, mais de 70% dessas queimadas aconteceram no entorno das regiões urbanas. É incrível, no caminho até Chapada, as pequenas propriedades rurais, de invasões não autorizadas em áreas próximas às regiões urbanas existe um número gigantesco de queimadas que aconteceram. Isso prova que não tem uma ação ligada ao setor produtivo. É simplesmente um desrespeito às regras ambientais”, criticou.

Incêndios em Mato Grosso

Ele ressaltou que no Estado, no momento, não há nenhum incêndio de grandes proporções. O único dessa natureza já foi contido e ocorreu na Serra Ricardo Franco , tendo sido controlado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com os dados oficiais, a maior parte dos incêndios ocorre na zona rural, próximo as grandes cidades do Estado e também em pequenas propriedades rurais. 

“Temos uma radiografia feita ontem (25), pelo Corpo de Bombeiros que a nossa situação está controlada e existe uma atuação muito forte da corporação, mas, principalmente, em parceira com produtores rurais que sabem o quanto esse problema ambiental das queimadas em nosso Estado e no Brasil é relevante. Por isso, muita gente está ajudando e colaborando nesse sentido”, destacou.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet