Cuiabá, quinta-feira, 17/10/2019
01:18:47
informe o texto

Notícias / Política

26/08/2019 às 17:44

Deputado pede informações sobre focos de queimadas dos últimos 6 meses

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro, disse que solicitou que o Exército auxilie o Corpo de Bombeiros no controle das queimadas nos estados que compõem a Amazônia Legal

Fernanda Leite

Deputado pede informações sobre focos de queimadas dos últimos 6 meses

Foto: Assessoria

Deputado estadual Ludio Cabral (PT) informou que irá protocolar na sessão plenária desta terça (27), um requerimento solicitando informações do governador Mauro Mendes (DEM), sobre a política de prevenção e combate às queimadas no Estado.

“Quero que o Governo apresente detalhamento dos focos de queimadas identificadas de janeiro até o momento e a localização desses focos de incêndios. Vou solicitar também as medidas que foram tomadas para prevenir a situação que estamos vivenciando”, pontuou o parlamentar.

Mato Grosso enfrenta a pior temporada de queimadas dos últimos sete anos. E com o bloqueio do Fundo Amazônia, dos países Noruega e Alemanha, o  Estado não possui dinheiro para investir no combate aos incêndios. Dos R$ 12 milhões oriundos do Fundo, foi criado o Batalhão de Emergências Ambientais, a compra de 2 aviões e de aquisições de equipamentos.

“Na verdade, sabemos que medidas não foram tomadas, porque estamos presenciando tudo isso. Quero que ele [ Mauro Mendes] diga de forma detalhada e que mostre dados para que a gente trabalhe com elementos científicos a esta temática”, conta o deputado.

Queimadas criminosas

Para o governador, 70% das queimadas na região de Chapada dos Guimarães, por exemplo, é de origem criminosa.

"Não é a primeira vez que as queimadas ocorrem no Estado. Nós estamos tomando as medidas necessárias para identificar e punir. No voo que fizemos, foi detectado que mais de 70% dessas queimadas aconteceram no entorno das regiões urbanas. É incrível, no caminho até Chapada, as pequenas propriedades rurais, de invasões não autorizadas em áreas próximas às regiões urbanas existe um número gigantesco de queimadas que aconteceram. Isso prova que não tem uma ação ligada ao setor produtivo. É simplesmente um desrespeito às regras ambientais”, criticou o governador.

Leia mais aqui: Ministro e governador sobrevoam parque nacional da Chapada; queimadas são criminosas

Bolsonaro manda Forças Armadas para MT

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro, disse que solicitou que o Exército auxilie o Corpo de Bombeiros no controle das queimadas nos estados que compõem a Amazônia Legal, solicitou que o Exército auxilie o Corpo de Bombeiros no controle das queimadas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Como você acha que está a violência em Mato Grosso neste ano?

Você deve selecionar uma opção
Enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet