Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
20:42:55
informe o texto

Notícias / Geral

27/08/2019 às 17:49

Samu poderá levar pacientes de AVC direto para Hospital São Benedito

O anúncio foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, durante o lançamento do projeto SOS AVC

Fernanda Leite e Alline Marques

Samu poderá levar pacientes de AVC direto para Hospital São Benedito

Foto: Marcos Vergueiro

Os pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC) agora terão atendimento especializado e poderão ser encaminhados direto para o Hospital São Benedito, mesmo quando atendidos pelo Samu. Esta quebra de protocolo deve-se ao lançamento do projeto SOS AVC que ocorreu na tarde desta terça-feira feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

A iniciativa é inédita e tem como objetivo humanizar e revolucionar os tratamentos neurológicos/AVC em Mato Grosso. O projeto “S.O.S AVC” funcionará exclusivamente no Hospital São Benedito. A intenção e reduzir o tempo de espera dos pacientes e evitar o agravamento do quadro, gerando sequelas irreversíveis ou até mesmo a morte.

Com a habilitação do projeto, Cuiabá também se tornará referência no atendimento de cirurgias por hemodinâmica e com isso põe fim a outro grande anseio da população mato-grossense. 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Possas, destacou que Cuiabá se torna uma referência nacional com o lançamento do projeto, além de já ser referência no estado nos atendimentos de alta e média complexidade. Ele ressaltou ainda a questão da humanização.

“Cuiabá não rejeita pacientes e atendemos a todas as ambulâncias que chegam, regulada ou não pelo SUS, e mais que isso, cada pessoa é tratada como paciente e não como um pacote”, afirmou durante o lançamento do projeto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde e outros experts em AVC, o AVC mata 6,2 milhões de pessoas no mundo a cada ano. Estima-se que 17,3 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares em 2008, representando 30% de todas as mortes no mundo.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet