Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
22:36:38
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/08/2019 às 10:29

Redução do plantio de soja nos EUA pode beneficiar o Brasil

A área cultivada com soja no país caiu 5% em comparação ao último ciclo

Gabriella Arantes

Redução do plantio de soja nos EUA pode beneficiar o Brasil

Foto: Reprodução

O conflito comercial entre os Estados Unidos e a China pode beneficiar o Brasil. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a área cultivada com soja naquele país caiu 5% em comparação ao último ciclo, o que equivale a uma redução de 1,7 milhão de hectares. Como consequência, a produção brasileira já será líder mundial no ciclo 2019-2020, com 130 milhões de toneladas, contra 128 milhões de toneladas dos EUA. 

“A quebra na safra do país norte-americano, favoreceu não só a nossa produção de soja, mas também de outros países. Ganhamos oferta de produto de mercado”, afirmou para o Leiagora, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antonio Galvan. 

A China buscou no Brasil seu principal fornecedor de soja. Em 2018, os chineses importaram do nosso país 69 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De acordo com Galvan, a alta na procura da China, faz aumentar o preço da soja em Mato Grosso. “A demanda existe e ela torna a subir os preços, e isso está deixando o produtor na berlinda. No ano passado, vedemos a preços melhores do que esse ano”, concluiu o também vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet