Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
13:49:55
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/09/2019 às 12:09

Governo de MT assina contrato para receber gás natural da Bolívia

A assinatura aconteceu na manhã dessa quinta-feira (26), em Santa Cruz de La Sierra

Gabriella Arantes

Governo de MT assina contrato para receber gás natural da Bolívia

Foto: Assessoria

O contrato para o fornecimento do gás boliviano para Mato Grosso, foi assinado nesta quinta-feira (26), em Santa Cruz de La Sierra, pelo o governador Mauro Mendes (DEM). A eventualidade garante o fornecimento de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por mês para o estado.

Em breve, um termo de continuidade será firmado em curto prazo, que garante a sociedade entre a MT Gás e a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), empresa petrolífera boliviana. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, o gás não vai demorar para chegar até as bombas de abastecimento. “A MT Gás já deixou tudo organizado, nós já temos um posto de gasolina pronto para abastecer os carros, temos um segundo já em fase de adequação, de revisão, o City Gate já está pronto, já está todo revisado”, explicou.

O secretário também informou que pela primeira vez, o estado vai ter um contrato firme de fornecimento de gás. “ Esse é um momento histórico para nós, pois até hoje os contratos foram interrompíveis. Então o estado volta a ter um contrato firme com segurança na entrega, e a gente tem a expectativa, pelas negociações que o governo de Mato Grosso tem feito, e pelo protocolo de intenções que o governador Mauro Mendes assinou aqui hoje também, que essa sociedade com o governo boliviano vai prosperar, e assim nós vamos ter outros investimentos nessa área”. 

“Esse contrato aqui afirmado é mais um passo para esse intercâmbio comercial. Essa união comercial nossa com a Bolívia, trará frutos e benefícios para todos nós. O gás natural é uma matriz energética importante, teremos que desenvolver um mercado potencialmente grande no Brasil e no nosso estado, e a partir desse contrato firme, e com o restabelecimento de maneira confiável, a preços competitivos, e em um curto prazo, vai ter mais uma alternativa importante de comércio”, explicou Mauro Mendes (DEM).

No ano passado, o fornecimento do GNV a Mato Grosso foi interrompido e, diante disso, o duto que liga a Bolívia até Cuiabá está parado com 5 milhões de metros cúbicos do produto armazenados. Isto ocorreu porque a empresa proprietária do gasoduto, a Gás Ocidente Mato Grosso (GOM), não renovou o contrato de transporte.

Em discurso, o presidente da Bolívia, Evo Morales, demonstrou a intenção do país vizinho de fortalecer laços comerciais com Mato Grosso, e citou a importância do comércio do gás natural com o Brasil. “Nos unimos para facilitar todos os mecanismos de importação e exportação, não só para melhorar o desenvolvimento econômica dos países latino americanos, mas de todas as nações”, afirma.

Líder da comitiva de parlamentares estaduais que acompanharam a agenda de governo na Bolívia, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, avalia a retomada do gás como um grande avanço para Mato Grosso.  Ele afirma que o Estado está parado em seu desenvolvimento desde a década de 1990, e agora deve sentir os impactos do incentivo à produção dada pela volta do gás.

Assinaram também o contrato o ministro de ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez Fernández, e o presidente da estatal de gás YPFB, Oscar Barriga Arteaga. Estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os deputados estaduais Janaína Riva, Ondanir Bortolini (Nininho), Paulo Araújo e Max Russi.

Segurança jurídica

É a primeira vez, em 15 anos, que o estado tem um contrato de entrega firme, com a garantia de entrega, que cria a segurança jurídica para todos os investidores e para a indústria local realizar a conversão – procedimento que possibilita que os empreendimentos utilizem o combustível. 

A demanda atual de gás natural, conforme o presidente da Companhia Matogrossense de Gás (MT Gás), é de 140 mil metros cúbicos (m³) mensal, com a indústria e veículos já convertidos. “Temos o levantamento de uma curva de crescimento para chegar a demanda de 1,5 milhão de m³ mensal até o começo do ano que vem”.

Contrato

A assinatura formaliza o fornecimento de 1,5 milhão de m³ mensais até dezembro de 2020. Haverá a renovação automática do fornecimento por mais 10 anos, caso não se concretize a formação da sociedade. O início contratual do fornecimento será dia 1º de outubro. 

No primeiro momento, o gás natural será utilizado nos veículos que contém o “kit gás” instalado, e nas indústrias da Baixada Cuiabana. Com a sociedade que será construída com a estatal boliviana, será possível ampliar o fornecimento de gás para outras regiões do estado, e ampliar o consumo, que pode chegar até a 4 milhões de metros cúbicos (m³), de acordo com a demanda que já existe, e a perspectiva de crescimento industrial.

As vantagens da sociedade do gás natural são: foco na distribuição do combustível, atração de novos mercados, e a inserção de Mato Grosso na rota de investimento do fornecimento do gás de cozinha (GLP) com melhor custo de mercado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet