Cuiabá, domingo, 02/06/2024
00:20:59
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/12/2019 às 12:04

Botelho tem 10 dias para prestar informações sobre projeto que aumenta alíquota

A desembargadora pediu também a manifestação por parte da CCJ e PGE

Luana Valentim

Botelho tem 10 dias para prestar informações sobre projeto que aumenta alíquota

Foto: Divulgação

A desembargadora do Tribunal de Justiça Maria Erotides Kneip deu um prazo de 10 dias para que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Dilmar Dal Bosco (DEM) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) prestem informações sobre o projeto que aumenta a alíquota da Previdência e taxa os aposentados.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) impetrou com um mandado de segurança com pedido de liminar no TJ para suspender a tramitação do projeto enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM) à AL que aumenta a alíquota da previdência no Estado.

Mendes enviou à Casa um projeto de lei que aumenta de 11% para 14% o valor da alíquota da previdência dos servidores ativos e inativos Executivo. O aumento foi aprovado por 8 votos contra 4, pelo Conselho da Previdência de Mato Grosso - MT Prev, que compõe membros do Legislativo, Judiciário, servidores públicos representados pelo Fórum Sindical.

Lúdio afirma que o projeto viola os princípios constitucionais da isonomia, igualdade substancial, solidariedade, proibição de tratamento diferenciado entre aposentados da iniciativa privada e servidores públicos. Além da violação aos princípios constitucionais do não confisco, bitributação e contribuição sem referibilidade.

“Desta forma, entendo imprescindíveis a manifestação prévia das informações das autoridades indigitadas coatoras, razão pela postergo a análise da liminar para após a vinda das informações”, avaliou a magistrada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet