Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:20:23
informe o texto

Notícias / Política

10/01/2020 às 23:25

Deputados rejeitam parecer de Janaina e aprovam contas de Taques por 18 a 5

Os parlamentares votaram rapidamente as contas e seguiram o parecer do Tribunal de Contas, rejeitando as irregularidades apontadas no relatório da deputada Janaina.

Alline Marques

Deputados rejeitam parecer de Janaina e aprovam contas de Taques por 18 a 5

Foto: Ronaldo Mazza / ALMT

Os deputados aprovaram as contas do ex-governador Pedro Taques (PSB) por 18 a 5. Sem muita discussão sobre o assunto e apenas a manifestação de Valdir Barranco (PT) e Wilson Santos (PSDB), os parlamentares votaram rapidamente e contrariaram o parecer da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária que pedia a reprovação das contas, com um relatório elaborado pela deputada Janaina Riva (MDB), que estava ausente na sessão devido um problema de saúde e recomendações médicas para repousar.

Barranco, que havia pedido vista na última sessão de 2019, fez a defesa do relatório apresentado por Janaina, pediu a reprovação, e destacou os inúmeros problemas que ocorreram na gestão do ex-governador, dentre eles, os relacionados à Educação, com os recursos, por exemplo, do Fundeb.

Por outro lado, Wilson Santos, que foi secretário na gestão de Taques e líder do governo na gestão passada, pediu para que os deputados seguissem a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que recomendou a aprovação.

Janaina Riva havia apontado inúmeras faltas graves e gravíssimas. A pontuou ainda, em sua fundamentação, a incompetência a gestão temerária e atos antirrepublicanos de autoria perpetuados na gestão no curso de 2018. E chegou ainda a considerar as falhas pior que a do ex-governador Silval Barbosa.

Dentre as falhas apontadas estavam, estão a realização de despesas sem necessidade de autorização legislativa e sem indicação de recursos, destinação menor de repasses com base na receita corrente líquida na manutenção do desenvolvimento da Unemat, ultrapassagem do limite emergencial com gastos de pessoal.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet