Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:08:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/01/2020 às 14:49

Colheita da soja passa dos 14% em Mato Grosso e supera média dos últimos 5 anos

O desempenho nos trabalhos foram 1,3% acima da média dos últimos cinco anos

Edyeverson Hilario

Colheita da soja passa dos 14% em Mato Grosso e supera média dos últimos 5 anos

Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

A colheita da safra 2019/2020 da soja mato-grossense alcançou 14,42% do total produzido no Estado. Apesar do atraso no início dos trabalhos, os produtores aumentaram o desempenho no campo e na última semana conseguiram, inclusive, ultrapassar em 1,33% a média de colheita dos últimos cinco anos.

A região que apresentou o maior avanço foi a médio-norte, com 20,29% da soja colhida. Em contrapartida, os municípios do nordeste mato-grossense foram os que mais apresentaram lentidão nos trabalhos, tendo alcançado apenas 5,36% do total produzido na região. Volume 3,82% menor que o demonstrado no mesmo período da colheita passada.

Produtividade

O desempenho das lavouras também demostrou bons resultados na última semana. Produtividade ligada a “boa resposta das cultivares às condições climáticas desta safra, que possibilitaram boas chuvas e boa incidência de radiação solar”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os produtores devem ter motivos para comemorar até terminar os trabalhos nos campos, pois, “as chuvas previstas para as regiões de plantio seguem propícias para a colheita”, diz o Imea. Com um clima ideal em conjunto com o desempenho das máquinas, os sojicultores terão dias tranquilos.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet