Cuiabá, quinta-feira, 09/04/2020
09:44:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/03/2020 às 09:18

Empresa suspende coletivo em Sinop após notificação do MP

A medida foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus

Leiagora

Empresa suspende coletivo em Sinop após notificação do MP

Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores

A empresa Viação Rosa Ltda, que opera o sistema de transporte coletivo em Sinop (470 km de Cuiabá), acolheu notificação recomendatória expedida pela 3ª Promotoria de Justiça Cível do município e suspendeu o serviço de transporte coletivo. A medida foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus.

Ao contrário do que ocorre em Cuiabá, segundo o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, Sinop é uma cidade menor e plana em que muitos se locomovem com a utilização de bicicletas.

Além disso, levantamento preliminar demonstra que a maioria dos servidores que realizam atividades essenciais que não podem parar possui veículo próprio de transporte.

“Estamos monitorando essa questão bem de perto e se verificarmos que algum servidor está tendo dificuldades para se locomover podemos rever essa questão. O nosso trabalho está sendo realizado em parceria com entidades representativas da sociedade”, adiantou.

Na notificação, o promotor apresentou documento elaborado pelos três maiores hospitais privados de Sinop, e pediu a adoção de medidas urgentes para diminuir a circulação do vírus, salientando que a pandemia tem potencial de impactar a população em condições não suportáveis pelo sistema de saúde.

O município de Sinop também foi notificado pelo Ministério Público, mas nem todas as medidas recomendadas foram acolhidas, a exemplo da suspensão do transporte coletivo. No Decreto 064/2020, a prefeita Rosana Martinelli apenas limitou o número de passageiros à quantidade de assentos, bem como  determinou a higienização por completo dos veículos ao final de cada trajeto.

Face ao cenário de emergência, estão proibidas em Sinop a concentração/aglomeração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praças e pistas de caminhada em todo o território do município.

Também foram cancelados todo e qualquer evento realizado em locais abertos ou fechados, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade do evento.

O atendimento em todos os órgãos da Prefeitura de Sinop, com exceção da Secretaria de Saúde, foi suspenso. As demais pastas deverão se organizar em escalas, mantendo o número mínimo de servidores para manutenção dos trabalhos. Não ocorrerá atendimento presencial ao cidadão. Com a restrição de atendimento ao público, os serviços poderão ser acessados via telefones e e-mails funcionais.

Os servidores públicos da Administração Municipal Direta e Indireta incluídos no grupo de risco (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; diabéticos; hipertensos; pessoas que possuam insuficiência renal, doença respiratória ou cardiovascular crônica) ficam dispensados de suas atividades.

Foi determinado ainda o fechamento de quaisquer estabelecimentos comerciais e de serviços no âmbito do Município de Sinop, ficando sob regime de quarentena pelo período de 15 dias, prorrogáveis se necessário, a partir do dia 23 de março de 2020. A vedação se aplica, também, aos trabalhadores informais, como ambulantes.

Bancos, cooperativas de crédito e lotéricas, desde que adotadas providências específicas, ficam de fora da suspensão de paralisação dos serviços. Contudo, fica limitada a quantidade de pessoas em supermercados e farmácias, sendo uma pessoa a cada 2 m² da área comercial do estabelecimento.

 
Da assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet