Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
13:59:09
informe o texto

Notícias / Geral

30/03/2020 às 10:00

Início das aulas em MT pode ser adiado; Seduc diz que acompanha quadro do coronavírus

Estado diz que estuda medidas para que os estudantes não sejam prejudicados com a paralisação das atividades

Camilla Zeni

Início das aulas em MT pode ser adiado; Seduc diz que acompanha quadro do coronavírus

Foto: Assessoria

Os 380 mil estudantes da rede estadual de ensino em Mato Grosso podem ver a segunda data anunciada para início do ano letivo de 2020 ser adiada. A medida deve ser informada pelo governo nesta semana e é um reflexo dos avanços do novo coronavírus no Estado.

As aulas teriam início no dia 23 de março - um atraso no calendário provocado por greves anteriores. No entanto, uma semana antes do retorno das atividades, o governador Mauro Mendes anunciou, entre outras medidas, a suspensão das aulas até o dia 5 de abril. 

“Provavelmente é uma decisão que vai ter que ser revista. Se nós tivermos numa crise muito alta, não seria recomendável voltar”, comentou o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, em coletiva na tarde de quinta-feira (26).

Na ocasião, Figueiredo fazia a atualização dos avanços da pandemia em Mato Grosso, informando 11 casos de infecção confirmados, frente à 385 suspeitos. 

E mesmo comprovando a proliferação do coronavírus no Estado, que no início da semana tinha 18 casos confirmados, o governo passou a flexibilizar as normas de prevenção em Mato Grosso, liberando o funcionamento de shoppings, bancos e comércio.

Contudo, segundo as projeções da própria Secretaria de Saúde do Estado, o vírus pode atingir o ápice de contágio no fim de abril, o que significaria que as infecções aconteceriam já pouco depois do início das aulas, caso sejam mantidas para o dia estipulado.

Segundo Figueiredo, a data foi a escolhida uma vez que a suspensão das atividades por duas semanas seria a medida necessária para acompanhar os primeiros passos do vírus em Mato Grosso.

O secretário ainda revelou que o governo tinha a “expectativa” que, em razão do calor, o vírus não causasse grandes preocupações em Mato Grosso. Hoje, sabe-se que que não há comprovação científica da ligação entre o calor e a resistência do coronavírus.

“Se no dia 7 entendermos que não é conveniente voltarmos às aulas na rede estadual, essa será a decisão do governo do estado”, cravou Figueiredo.

Ao Leiagora, a Secretaria de Educação informou que “a prorrogação do recesso vai depender da situação em que se encontrará o estado quando terminar o período de suspensão”.

A Pasta ainda informou que sua secretária, Marioneide Kliemaschewsk, compõe o Gabinete de Situação, coordenado pelo governador Mauro Mendes, e que uma decisão deve ser apresentada nos próximos dias.


Cabe destacar que essa suspensão das atividades escolares é caracterizada como adiantamento do recesso escolar, ou seja, das férias de julho. Ao todo,  380 mil alunos das 767 escolas estaduais foram afetados.

A Seduc disse ainda que "estuda medidas para que se garanta o cumprimento do ano letivo de 2020, assegurando o direito à uma Educação de qualidade a todos os estudantes e sem prejuízos aos profissionais da educação".
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet