Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:21:26
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/04/2020 às 18:19

Justiça vê irregularidades e manda Câmara suspender CPI para cassação de prefeito

CPI foi aberta com base em pedido de morador, para apurar irregularidade em licitação

Camilla Zeni

Justiça vê irregularidades e manda Câmara suspender CPI para cassação de prefeito

Foto: Assessoria

A juíza Janaína Cristina de Almeida, da 2ª Vara de Porto Alegre do Norte, determinou que a Câmara Municipal de São José do Xingu (950 km de Cuiabá) suspenda a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para cassar o prefeito do município, Vanderley Soares da Silva. A decisão é dessa quarta-feira (1º).

Consta na ação que a CPI foi aberta no início de março, depois que o parlamento municipal recebeu um pedido popular para a investigação.

O procedimento tem como objetivo investigar um processo licitatório para aquisição de material elétrico, destinado a instalação e manutenção da iluminação pública de São José do Xingu. Se comprovada irregularidade na ação, Vanderley pode ser cassado pela prática de improbidade administrativa.

Na ação, o prefeito argumentou que a CPI não seguiu os ritos legais necessários para sua abertura, o que afronta o princípio do devido processo legal. Por isso, ele pediu, em caráter liminar, a imediata suspensão da CPI.

As irregularidades processuais, como falta de assinatura mínima para a abertura da CPI, foram reconhecidas pela juíza.

"Verifica-se a presença dos requisitos ensejadores da concessão da medida liminar pleiteada, pois restou demonstrado, por ora, ato ilegal praticado pela Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São José do Xingu/MT", registrou a magistrada. 

A Câmara tem 10 dias para prestar as informações sobre o caso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet