Cuiabá, segunda-feira, 03/06/2024
07:27:24
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2020 às 17:05

Emanuel apresenta cronograma de retorno das atividades econômicas; confira

Prefeito disse que a decisão considera parecer técnico e baixo número de casos de infecção

Camilla Zeni

Emanuel apresenta cronograma de retorno das atividades econômicas; confira

Foto: Secom

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), confirmou, nesta segunda-feira (20), que haverá o retorno gradativo das atividades econômicas na capital mato-grossense a partir do dia 27. 

A medida já era esperada desde a semana passada, considerando também que o decreto que proíbe o funcionamento de parte dos setores econômicos vence nesta terça-feira (21).

Para anunciar o novo decreto, Emanuel apresentou um gráfico com a curva e as fases epidêmicas do novo coronavírus. Segundo ele, por ter se adiantado no isolamento, que começou há quase 30 dias, Cuiabá conseguiu manter um número de pessoas contagiadas pelo novo coronavírus muito abaixo da média das capitais brasileiras.

"Cuiabá continua no começo da linha que nasce a propagação do novo vírus. Ela vai crescer, claro, é uma pandemia, mas o que tínhamos que fazer era tomar medidas para conter esse crescimento descontrolado, e é o que fizemos", disse o prefeito. 

Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, Cuiabá segue em estado de alerta, mas com número de casos abaixo da incidência nacional. Em relação a óbitos, Cuiabá ocupa o último lugar no ranking, sendo a capital com menor número de casos. Atualmente há apenas uma morte registrada.

Segundo o prefeito, os dados atuais estão abaixo do esperado, considerando que a projeção da Secretaria Municipal era de mais de 110 casos confirmados até hoje. No entanto, o número de pessoas com diagnóstico confirmado é de 92 pacientes.

"Tomamos as medidas sérias, amargas, mas necessárias, e no momento certo para defender as pessoas. Para isso não tem preço", afirmou Emanuel.

Medidas
Diante do cenário local do vírus, Emanuel anunciou novas medidas para retomada das atividades econômicas. São elas:

- Comércio: as atividades do comércio varejista e atacadistas poderão retomar as atividades a partir do dia 27 de abril, com horário limitado das 10hs às 16hs;

- Supermercados: poderão ampliar o horário de atendimento; o funcionamento se limita das 6h30 às 21h;

- Padarias e açougues: seguem funcionando das 6hs às 19hs;

- Conveniências e distribuidoras fora de postos de combustíveis: poderão funcionar de segunda à sexta-feira, das 8hs às 19hs; sábados, domingos e feriados, das 8hs às 13hs

- Serviços em geral: serviços que estavam impedidos de trabalhar podem voltar a partir do dia 4 de maio, das 8hs às 14hs 

- Indústria: retornam a partir de 11 de maio; devem funcionar por três dias por semana, com turno máximo de 10 horas e com revezamento de equipes, das 6hs às 16hs.

- Academias, restaurantes, bares, shoppings e similares poderão voltar a partir de maio. Contudo, um novo decreto deverá ser anunciado com medidas próprias.

- Feiras livres, cinemas, casas de festas, eventos e vendedores ambulantes ainda estão proibidos.

Cabe destacar que, conforme o decreto assinado no dia 3 de abril, o transporte público apenas retorna à normalidade após o dia 10 de maio. 

O novo decreto também tem um leque de protocolos a serem seguidos pelas empresas, que terão que obeceder os requisitos sanitários.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet