Cuiabá, terça-feira, 02/06/2020
16:13:00
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/05/2020 às 16:22

TCE orienta Prefeitura de Sinop sobre especificações excessivas em editais de licitação

A recomendação foi feita durante o julgamento de uma Representação de Natureza Interna nessa terça

Leiagora

TCE orienta Prefeitura de Sinop sobre especificações excessivas em editais de licitação

Foto: Giuseppe Feltrin

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recomendou à Prefeitura de Sinop, em sessão extraordinária realizada nessa terça-feira (19), que se abstenha de incluir nos editais especificações excessivas que direcionem à compra de bens à determinada marca. A recomendação foi feita durante o julgamento de uma Representação de Natureza Interna que analisou o termo de referência do Pregão Eletrônico nº 52/2019, relatada pelo conselheiro Luiz Carlos Pereira.

O processo licitatório tinha por objetivo a aquisição de plataformas digitais interativas multidisciplinar touchscreen. Foi constatado pelo TCE-MT a inserção de cláusulas restritivas no edital, que direcionaram o certame a um fornecedor de plataforma interativa e multidisciplinar com jogos e livros digitais baseados naludo pedagogia.

O relator ressaltou, no entanto, que a licitação foi revogada pela própria Prefeitura de Sinop, antes da análise de mérito do processo. “Diante desse cenário, acolho a representação e entendo suficiente a expedição de recomendação. Os processos de fiscalização do TCE-MT não têm somente natureza sancionatória. Possuem também função corretiva, tendo a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão pública por meio de emissão de recomendações e determinações, evitando os mesmos vícios”, sustentou.

O voto do relator foi aprovado por unanimidade do Pleno da Corte de Contas.

Clique aqui e confira o vídeo do julgamento na íntegra

 
Assessoria TCE-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet