Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
00:36:22
informe o texto

Notícias / Geral

05/07/2020 às 15:00

Estudos apontam relação de queimadas e doenças respiratórias

UFMT lança campanha de conscientização contra queimadas

Leiagora

Estudos apontam relação de queimadas e doenças respiratórias

Foto: Reprodução

Inicia na quarta-feira (1) o período proibitivo de queimadas na zona rural de Mato Grosso. A medida visa evitar incêndios de grandes proporções no período de seca e, no contexto de pandemia, diminuir a poluição do ar, que tem ligação direta com o aumento do número de pessoas com doenças respiratórias.

"O que os estudos apontam é que, apesar de não serem as únicas responsáveis, as queimadas elevam a quantidade de material particulado presente no ar, o que, por sua vez, aumenta a mortalidade de doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave", explica o professor Ageo Mario Candido Da Silva, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e completa: "Ainda não temos os dados da covid-19 especificamente, mas é muito provável que mais pessoas apresentem o quadro grave da doença, se a poluição das queimadas não for controlada".

Materiais particulados são pedaços muito pequenos de sólidos ou líquidos suspensos no ar. Eles são medidos em micrômetros (1 milionésimo de metro) e se esses pedaços forem menores que 2,5 micrômetros já conseguem chegar em nossos pulmões, causando obstruções.

Outra consequência das queimadas são gases como o monóxido de carbono, que tem mais facilidade que o oxigênio para entrar nas células do nosso sangue e, por isso, quando inalado, acaba ocupando esse espaço e dificultando a respiração celular.

As pesquisas demonstram que, mesmo excluindo a participação de fatores como temperatura e clima, o aumento das queimadas influencia significativamente na saúde da população. "Em nossos trabalhos, encontramos relações entre o aumento de queimadas e o número de internações por doenças respiratórias, que chegavam a até 25%, principalmente na época da Seca. Também constatamos a apresentação de baixo peso em recém-nascidos, em regiões onde há grande incidência de queimadas", conclui.

Campanha

A UFMT lança nesta quarta-feira (1) a campanha "A Atmosfera é de Todos", com foco em alertar sobre os riscos das queimadas. Ela será composta por publicações frequentes em redes sociais, além de matérias especiais na TV Universidade e no site, trazendo estudos da área.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet