Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
22:27:00
informe o texto

Notícias / Política

08/07/2020 às 13:29

Kardec pede exoneração e retorna à AL para votar contra reforma da Previdência

A intenção do pedetista é votar contrário a matéria que prevê alterações no regime previdenciário do funcionalismo público de Mato Grosso.

Kamila Arruda

Kardec pede exoneração e retorna à AL para votar contra reforma da Previdência

Foto: JL Siqueira / ALMT

Pressionado pelos servidores públicos, o deputado estadual Allan Kardec (PDT) resolveu retornar ao cargo, para o qual foi eleito, e assim poder participar da votação da reforma da previdência. Ele volta para se juntar aos demais parlamentares contrários à proposta encaminhada pelo governo. 

O parlamentar pediu exoneração do cargo de secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, pasta que comandava desde o início do ano passado, na manhã desta quarta-feira (8), e deve retornar ao Parlamento Estadual ainda hoje.

A primeira votação da reforma já ocorreu no dia 2 de julho com 17 votos a favor, mas é possível que ela ainda sofra alterações com novas emendas. A previsão é que ela entre em votação na próxima semana, já que precisa tramitar por 10 sessões. Só que se tiver mudanças no texto, o projeto deve reiniciar o rito, isto porque por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ela precisa ser aprovada duas vezes com o mesmo texto. 

O anuncio sobre o retorno de Kardec foi feito por meio de uma carta aberta. “Neste momento, é fundamental a presença de mais um deputado do campo popular trabalhista. Um progressista que estará no Parlamento fortalecendo os posicionamentos e as disputas em torno de pautas extremamente relevantes, algumas não só para os mato-grossenses, mas para toda a humanidade, como as questões ambientais e indígenas. No âmbito estadual, a votação da Reforma da Previdência, por exemplo, atinge diretamente os milhares de servidores públicos e suas famílias”, pontuou.

Kardec afirma que buscou permanecer no cargo e lutar pelo direito dos servidores públicos por meio da construção de um acordo triangulando entre o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Fórum Sindical, no entanto, não houve consenso. “Chegamos a alguns pontos intransponíveis nessa negociação, e que exigem a disputa pelo voto. E na disputa, sempre estarei ao lado do povo trabalhador, onde está a minha origem e minha luta”, garantiu.

O parlamentar ainda agradeceu ao governador Mauro Mendes (DEM) e todos os integrantes do primeiro escalão estadual pelo período em que esteve à frente da pasta. 
Com isso, o deputado estadual Romoaldo Junior (MDB), que ocupava a cadeira de Kardec desde o início desta legislatura perde a vaga.

Por meio de nota, o Governo do Estado confirmou a exoneração do pedetista e garantiu que já está avaliando um substituto para a pasta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet