Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:48:02
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/07/2020 às 11:35

MPF apura checagem de estudantes que usam cotas raciais em instituições federais de MT

Procurador da República observou que autodeclaração não é suficiente da comprovar que o estudante faz parte do grupo étnico-racial apontado

Camilla Zeni

MPF apura checagem de estudantes que usam cotas raciais em instituições federais de MT

Foto: Reprodução

O procurador da República Rodrigo Pires de Almeida, do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT), abriu um inquérito civil para apurar a implantação das comissões de verificação de cotas raciais nas universidades e instituições federais.

De acordo com a portaria de instauração, publicada nesta terça-feira (21), a medida é necessária para garantir que não haja fraude no sistema de ações afirmativas das instituições, que reservam uma parcela de suas vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

O MPF destacou que em 2012 entrou em vigor a lei das ações afirmativas, que dispõe que as instituições de ensino superior públicas devem reservar, no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dessa reserva, as universidades ainda deveriam separar uma parcela para ser destinada ao ingresso de estudantes pretos, pardos ou indígenas.

Conforme o procurador, o objetivo da investigação não é deslegitimar a autodeclaração dos candidatos, que foi um direito adquirido pelo movimento negro considerando a "discriminação racial praticada por meio de construções sociais" que acabaram excluindo determinadas pessoas.

Ele ponderou, porém, que a autodeclaração do candidato não basta para definir que aquela pessoa pertence ao grupo étnico-racial apontado, e que a necessidade de acompanhar a comprovação das declarações é uma forma de resguardar o benefício adquirido.

"Nessa linha de entendimento, a autodeclaração não é critério absoluto de definição da pertença étnico-racial de um indivíduo, devendo, notadamente no caso da política de cotas, ser complementado por mecanismos heterônomos de verificação de autenticidade das informações declaradas", diz trecho do documento.

O procurador também fez um resgate histórico sobre a discriminação racial no país e justifica que o Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, aprovada em assembleia geral das Nações Unidas em 1965. 

Ele observou que o acordo determinou que os países combatam a discriminação racial em todas as suas formas e manifestações, e promovam a efetiva igualdade de todas as pessoas, devendo, para tanto, adotar medidas especiais e concretas para assegurar o desenvolvimento ou a proteção de certos grupos raciais ou indivíduos.

O representante do MPF apontou ainda que, anos depois, já em 2001, o Brasil reconheceu que os afrodescendentes enfrentam barreiras como resultado de preconceitos e discriminações sociais predominantes em instituições públicas e privadas. Com isso, assinou também a Declaração de Durban, em agosto daquele ano, reafirmando sua luta contra a desigualdade racial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet