Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:08:02
informe o texto

Notícias / Política

22/07/2020 às 12:30

Fávaro se reúne com Guedes para tratar sobre reforma da previdência

A intenção é se inteirar sobre a possibilidade de o Governo Federal prorrogar o prazo para os estados e municípios se adequarem a previdência federal

Kamila Arruda

Fávaro se reúne com Guedes para tratar sobre reforma da previdência

Foto: Assessoria

O senador Carlos Fávaro (PSD) se reúne nesta quinta-feira (23) com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar sobre a reforma da previdência e a Lei Kandir. A intenção é se inteirar sobre a possibilidade de o Governo Federal prorrogar o prazo para os estados e municípios se adequarem à previdência federal, que sofreu alteração no final do ano passado.

Até então, o prazo seria 31 deste mês. No entanto, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o governo Federal analisa a possibilidade de prorrogar este prazo para dezembro. A expectativa é que seja editado um decreto até o final desta semana.

Em Mato Grosso, os deputados estaduais já aprovaram o aumento da alíquota previdenciária dos servidores públicos estaduais de 11% para 14%. Está pendente, entretanto, a apreciação das novas normas para aposentadoria, como as regras de transição, tempo de contribuição e a idade mínima de aposentadoria, que ficou em 62 anos para mulheres e 65 para homens.

Leia também: Saiba quais são as novas regras da previdência aprovadas na ALMT
 
Além disso, ambos precisam ter, no mínimo, 25 anos de contribuição para terem direito à aposentadoria. No entanto, só receberá o salário integral aquele que se aposentar com 40 anos de serviço.

A matéria já foi aprovada em primeira votação com seis votos contrários. Das 36 emendas apresentadas, apenas três passaram pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e foram aprovadas em plenário.

Acontece que, o Parlamento Estadual está com suas atividades suspensas até o próximo dia 5. Desta forma, só devem voltar a apreciar a proposta após o retorno, ou seja, em agosto estrapolando o prazo máximo estipulado pela União. Com isto, Mato Grosso perderia a certificação da adimplência da Previdência e, consequentemente, os repasses de recursos federais. 

Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) elaborou uma reforma mais branda, a qual trata apenas sobre três pontos, sendo o principal deles o aumento da alíquota de 11% para 14%. A matéria já foi inclusa na pauta de votação por inúmeras vezes, mas não houve consenso para aprovação.

Leia também: 
Reforma da Previdência de Cuiabá deverá ser votada somente em dezembro
 
Ela deve ser remetida ao crivo do plenário na sessão de quinta-feira (23), caso não haja nenhum decreto suspendendo o prazo do Governo Federal para adequação. Porém, o líder do prefeito, vereador Luís Claudio, deve pedir a retirada de pauta a exemplo do que fez na sessão anterior, acreditando na extensão do prazo. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet