Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:26:25
informe o texto

Notícias / Geral

27/07/2020 às 07:27

Mais de um milhão de veículos estão com o IPVA 2020 quitado em MT

Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o Governo de Mato Grosso prorrogou o vencimento do imposto para o último trimestre

Leiagora

Mais de um milhão de veículos estão com o IPVA 2020 quitado em MT

Foto: Secom-MT

Um levantamento da Secretaria de Fazenda (Sefaz) mostrou que 1.176.255 veículos estão com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente ao exercício de 2020, quitado. O que corresponde a 53,9% da frota considerada para o IPVA 2020, que é de 2.179.258 veículos.

O IPVA é um tributo cobrado anualmente, entre os meses de janeiro e junho, e tem seu calendário definido conforme cada final de placa. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o Governo de Mato Grosso prorrogou o vencimento do imposto para o último trimestre, ou seja, outubro, novembro e dezembro.

Leia mais: Covid-19: idosos infectados podem apresentar sintomas incomuns e confusão mental


Cerca de 800 mil veículos foram alcançados pela medida, que beneficiou diversos contribuintes neste momento de dificuldade em que a propagação do novo vírus refletiu, significativamente, nas finanças dos cidadãos mato-grossenses. Com a prorrogação o IPVA 2020, incluindo valores já parcelados e ainda não pagos, pode ser quitado até o final do ano.

De acordo com o novo calendário, o IPVA dos veículos com placa final 4 e 5 que venceria no mês de março, passou para o mês de outubro; placa final 6 e 7 que venceria em abril, passou a ter o prazo até novembro; já as placas 8, 9 e 0 que venceriam nos meses de maio e junho, passaram a ter o prazo estendido até dezembro de 2020.

Além de prorrogar a cobrança do IPVA foram postergados também os vencimentos dos parcelamentos já realizados, incluindo os referentes a exercícios anteriores, celebrados no âmbito da Sefaz e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Em relação aos parcelamentos em andamento, as parcelas que venceriam nos meses de março a junho foram suspensas automaticamente pela Sefaz. O saldo remanescente foi divido em três parcelas, sem acréscimo de juros e multa, com vencimento para outubro, novembro e dezembro. A data limite para pagamento da primeira parcela é até 30 de outubro de 2020.

Como pagar

Para imprimir o documento de arrecadação (boletos) com as novas datas de vencimento, o contribuinte precisa acessar o Sistema IPVA, informar o chassi ou RENAVAM do veículo e escolher a forma de pagamento, à vista ou parcelado em até 6 vezes, conforme cada final de placa. É importante ressaltar que prorrogação não abrange os valores de IPVA pagos no início do ano, a regra se aplica apenas aos valores com vencimento a partir do mês de março, período que iniciou a pandemia do Covid-19.

Se o documento de arrecadação foi gerado e impresso antes da alteração dos vencimentos, é necessário acessar novamente o sistema para fazer a reimpressão do boleto com a nova data.

Caso o contribuinte tenha dificuldade ou encontre alguma inconsistência na hora de gerar e imprimir os boletos, a Sefaz orienta que entre em contato pelos canais de atendimento virtuais informando todos os dados necessários como placa do veículo, chassi ou RENAVAM.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet