Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
23:40:49
informe o texto

Notícias / Geral

04/09/2020 às 13:24

Cacique Raoni recebe alta e retorna ao Parque Indígena do Xingu

O último ecocardiograma também indicou melhora na arritmia sem novas complicações.

Leiagora

Cacique Raoni recebe alta e retorna ao Parque Indígena do Xingu

Foto: Reprodução

Após uma semana internado no Hospital Dois Pinheiros, o líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, 89 anos, teve alta hospitalar concedida nesta sexta-feira (4) pela equipe médica, ao apresentar melhora em seu quadro clínico. O cacique segue para o Parque Indígena do Xingu, onde continuará com acompanhamento. 

O boletim clínico divulgado hoje (4) e assinado pelos médicos Dr Douglas Yanai e Dra Fernanda Quinelato, apontou estabilidade no quadro pulmonar, após realização de tomografia computadorizada de tórax. O último ecocardiograma também indicou melhora na arritmia sem novas complicações.

“Ele passou a noite bem e saiu em bom estado do hospital, vamos continuar em contato com a equipe médica que atende no Xingu. Passamos orientação para o acompanhamento clínico e controle cardiológico”, explicou Yanai. 

Leia mais: Emanuel e secretários são investigados por contratos de R$ 1,4 milhão com Stelmat

O cacique voltou a ser internado no Hospital Dois Pinheiros na última sexta-feira (28), após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu, a 200 km de Sinop-MT. 

Passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame RT-PCR positivado para Sars-Cov2. Foi tratado com anticoagulante, corticoide e antibióticos de acordo com o protocolo do hospital.

Durante a internação exames cardiológicos identificaram uma leve arritmia, comum em sua idade e que foi controlada. 

O Hospital Dois Pinheiros conta com uma ala específica para o tratamento e internação de pacientes com Coronavírus, o que não compromete o atendimento dos demais pacientes. Diariamente é feita a esterilização dos ambientes hospitalares através de dispositivos de descontaminação de ultravioleta. 

Internação em julho

Raoni Metuktire esteve internado no Hospital Dois Pinheiros entre os dias 18 e 25 de julho para tratamento, após ser admitido com pressão baixa, anemia, desidratação e sangramento evidenciado nas fezes. 

Exames de endoscopia, colonoscopia e laboratoriais indicaram no decorrer da internação úlceras gástricas, intestinais, infecção intestinal e inflamação no cólon, que foram tratadas com antibióticos e protetor gástrico.

Raoni também passou por exames de rotina com uma equipe de cardiologia e pneumologia, onde foram detectadas fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras. Foi feita medicação para diminuir o risco de trombose que pode acontecer por causa da fibrilação atrial. 

Teve alta no dia 25 de julho após apresentar melhora clínica e testar negativo para Covid-19. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet