Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:36:18
informe o texto

Notícias / Judiciário

17/09/2020 às 09:21

MP investiga falta de equipamentos, exames e insumos para casos de covid no PS de Cuiabá

Denúncia foi feita pela diretoria clínica do hospital, segundo o Ministério Público

Camilla Zeni

MP investiga falta de equipamentos, exames e insumos para casos de covid no PS de Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Secom

O promotor de Justiça Alexandre Guedes, do Ministério Público de Mato Grosso, abriu investigação para apurar a falta de exames, equipamentos e insumos necessários para tratamento de casos de covid-19 no hospital referência do município de Cuiabá.

Segundo o MPE, denúncia chegou por meio de ofício da Diretoria Clínica do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, encaminhado inicialmente para o Ministério Público Federal. 

A diretoria dá conta de que a antiga sede do Pronto-Socorro foi escolhida pela prefeitura para se tornar referência no tratamento de casos de covid-19 no município. Contudo, não oferece a estrutura necessária "para o exercício ético da profissão".

"É possível constatar possíveis omissões no caso, que representam a possibilidade de prejuízos imensuráveis à coletividade que necessita do serviço em tela", escreveu o promotor ao determinar a investigação do caso, no dia 8 de setembro.

Alexandre Guedes quer saber se a Secretaria de Saúde foi omissa ou negligente em relação ao caso e quais providências foram adotadas. 

Outro lado

Em nota ao Leiagora, a Prefeitura de Cuiabá informou que não foi notificada sobre o inquérito, e que vai prestar os esclarecimentos necessários ao Ministério Público dentro do prazo.

A Secretaria Municipal de Saúde informa

- Ainda não foi notificada sobre a instauração do Inquérito. Assim que receber a notificação, todos os esclarecimentos serão prestados no prazo determinado.

-Todo EPI necessário para o atendimento de pacientes infectados com coronavírus foi adquirido seguindo normas especificadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Esses EPIs também foram distribuídos conforme protocolo do MS / OMS.

-Todos os dias, ao chegar ao Hospital os servidores pegam os EPIs e assinam uma lista de controle de entrega dos equipamentos, que contém o que foi entregue a eles. Caso o servidor se recuse a receber o EPI, é necessário assinar um termo se responsabilizando por não pegar o equipamento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet