Cuiabá, sábado, 18/05/2024
08:25:40
informe o texto

Notícias / Política

07/10/2020 às 17:12

A saúde da mulher será um dos pontos fortes da gestão de Kalil Baracat

O candidato a prefeito quer criar o Hospital da Mulher, visando promover um atendimento mais humanizado

Leiagora

A saúde da mulher será um dos pontos fortes da gestão de Kalil Baracat

Foto: Divulgação

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que na gestão da prefeita Lucimar Campos (DEM), os programas voltados à Atenção Básica de Saúde permitiram a redução nos índices de mortalidade infantil, em Várzea Grande. Nessa mesma linha de ações resolutivas é que candidato a prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), pretende ampliar e implementar algumas políticas públicas voltadas especialmente para a mulher.

De 2015 para 2016, o número de registros passou de 15,56 para 13,90 óbitos por mil nascidos vivos. Em 2017, foram registrados 13,90 óbitos por mil nascidos vivos, o que demostra que as políticas públicas para área da saúde estão no caminho certo e gerando resultados. “Queremos ampliar a oferta de mamografias para mulheres acima de 50 anos e promover campanhas preventivas para que menos mulheres descubram a doença em fase avançada, tendo de se submeter a um tratamento mais agressivo”, completa Kalil.

Leia também - Emanuelzinho ironiza ataques e vê desespero dos adversários

Além das mamografias, Kalil tem em seu plano de governo propostas para reduzir a mortalidade de gestantes e bebês prematuros, por meio da ampliação e incentivo ao pré-natal, parto humanizado e pós-parto, ampliando a atenção primária, secundária, terciária e Vigilância Sanitária. A disponibilização de atendimento domiciliar de gestantes e recém-nascidos, acompanhamento do índice de desnutrição infantil e campanhas de imunização também estão no radar.

A criação de um Hospital da Mulher também é proposta de Kalil. Como ele explica, essa unidade proporcionará atendimento pleno às gestantes em uma só local. Além disso, há projetos para ampliação da Rede Cegonha, já em pleno funcionamento no Pronto-Socorro Municipal, que atualmente dispõe de três salas de parto e enfermaria com 12 leitos, a realização de até 180 partos por mês.

Outra preocupação de Kalil é com ao acolhimento de mulheres vítimas de fatores externos. “Vou desenvolver políticas públicas para reduzir a taxa de mortalidade por atos de violência doméstica, que hoje, infelizmente, têm ceifado a vida de muitas mulheres, englobando segurança, mas também o atendimento médico e acompanhamento. É Várzea Grande daqui para melhor”, conclui Kalil.

 
Com informações da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet