Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
13:31:42
informe o texto

Notícias / Judiciário

09/11/2020 às 09:15

Chamado de 'aventureiro', Abílio consegue barrar propaganda patrocinada por Gisela

Juiz destacou que o conteúdo representado estava lastrado de irregularidades

Camilla Zeni

Chamado de 'aventureiro', Abílio consegue barrar propaganda patrocinada por Gisela

Foto: Helder Douglas/Leiagora

O juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, determinou que Gisela Simona (Pros) e sua coligação se abstenham de veicular um programa eleitoral que aponta o concorrente Abílio Júnior (Podemos) como "aventureiro".

A decisão, concedida no dia 7 de novembro, determinou ainda a retirada do material de todos os meios de comunicação, sob pena de multa de R$ 1 mil por vídeo encontrado. 

Segundo Abílio, o programa eleitoral questionado violou legislação eleitoral ao utilizar em seu conteúdo computação gráfica. Consta que o material abusou da utilização de vinhetas de passagem, descaracterizando o material e o tornando repleto de "efeitos especiais".

"Não obstante, usam do efeito para criar imagem pejorativa ao representado, com sua foto reproduzida em fundo preto/branco/acinzentado de impressão sombria, com grande legenda computadorizada sobreposta em imagem e sombreamento com os dizeres 'AVENTUREIRO'", diz trecho da ação.

O juiz, analisando o caso, observou ser plausível as reclamações de Abílio. Fidelis pontuou que há diversos indícios de violação à legislação eleitoral no material, bem como que a propaganda usou a imagem de uma urna eletrônica com nome e número da candidata.

"Como se vê, ainda que simples, os recursos utilizados pelos representados são incompatíveis com a disciplina eleitoral sobre o tema, de modo que, em Juízo sumário de cognição, deverá o material guerreado ser imediatamente suspenso", aponta a decisão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet