Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:41:03
informe o texto

Notícias / Política

09/11/2020 às 17:10

Justiça embarga pesquisa eleitoral em Lucas do Rio Verde pela 8ª vez

Em caso de descumprimento, foi arbitrada a multa no valor de R$ 100 mil.

Leiagora

Justiça embarga pesquisa eleitoral em Lucas do Rio Verde pela 8ª vez

Foto: Assessoria

A Justiça Eleitoral embargou, nesta segunda-feira (9), duas pesquisas feitas pela empresa Acess – Projetos, Desenvolvimento de Sistemas, Consultoria e Pesquisa Ltda por indícios de fraude na formulação dos questionários. Uma delas foi divulgada há dois dias e apontava que o prefeito de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) e candidato à reeleição, Luiz Binotti, estava à frente na corrida eleitoral. Agora, passa para oito o número de pesquisas suspensas no município por indícios de fraude desde o início do processo eleitoral.

Conforme a decisão do juiz Cristiano Fialho, a divulgação da pesquisa deve ser suspensa imediatamente tanto pelos veículos de comunicação como pelo candidato, que passou a integrar a estatística a todo seu material de propaganda eleitoral. Em caso de descumprimento, foi arbitrada a multa no valor de R$ 100 mil.

As pesquisas em questão foram registradas na Justiça Eleitoral com os números MT-08572/2020 e MT-06062/2020 e, segundo o magistrado, não cumpriram todas as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na elaboração.

Na decisão, Fialho aponta que a ordem dos candidatos devem ser a mesma em todas as abordagens e que caso isto não aconteça, pode gerar confusão na hora do eleitor responder as questões. O magistrado relata que na análise do material foi percebido que havia uma ordem aleatória.

“Embora a norma de regência não exija, no questionário, a disposição dos nomes dos candidatos em ordem alfabética, me parece razoável a exigência de que se registre, ao menos, a mesma ordem de nomes em todas as questões formuladas, sob pena da escolha caber ao entrevistador, gerando o risco de escolha aleatória tendenciosa e/ou que induza o respondente em erro”, argumenta Fialho na decisão.

Esta é a oitava pesquisa suspensa pela Justiça em Lucas do Rio Verde após representações da coligação “Gente que Faz”. Do total, três delas foram utilizadas por Binotti em programas eleitorais.  Entre os erros encontrados nelas estavam a falta de entrevistados suficientes em relação à população da cidade, bem como erros na metodologia de cálculo do índice de confiança e da margem de erro.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet