Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:30:44
informe o texto

Notícias / Política

11/11/2020 às 13:08

Membros da Estadual do PSDB pedem expulsão de Toninho por apoio a Fávaro

O tucano, que disputa a reeleição neste ano, não estaria respeitando o posicionamento da agremiação no que tange a eleição suplementar ao Senado Federal.

Alline Marques

Membros da Estadual do PSDB pedem expulsão de Toninho por apoio a Fávaro

Foto: Câmara de Cuiabá

Membros da Executiva Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) protocolaram uma representação junto à Executiva Municipal solicitando a expulsão do vereador Toninho de Souza (PSDB) por infidelidade partidária. 

O tucano, que disputa a reeleição neste ano, não estaria respeitando o posicionamento da agremiação no que tange a eleição suplementar ao Senado Federal. Toninho declarou apoio ao senador interino Carlos Fávaro (PSD), mesmo com candidatura própria da agremiação tucana com o ex-deputado federal Nilson Leitão.

A representação foi protocolada junto a Executiva Municipal no final da tarde desta terça-feira, dia 11. O documento é assinado por oito membros do diretório estadual, e ainda possui o aval do presidente do PSDB em Mato Grosso, deputado estadual Carlos Avalone.

Para os correligionários, Toninho se filiou ao PSDB com o nítido interesse de se reeleger usando a estrutura do partido. Isto porque, tem participado de diversos atos políticos em prol da candidatura de Fávaro, fazendo, inclusive, discursos a seu favor.

“O mais grave, o filiado Toninho de Souza e egresso do próprio partido do candidato Carlos Fávaro, PSD, tendo se filiado ao PSDB em 03/04/2020. Ou seja, tudo indica que filiou-se ao PSDB por interesses pessoais para se eleger ao cargo de vereador pela capilaridade e estrutura política do PSDB, mas mantém relações estreitas com o antigo partido, o que caracteriza uso escrúpulo da legenda tucana”, diz trecho da representação.

O pedido foi encaminhado ao presidente municipal do partido, vereador Ricardo Saad (PSDB), que também busca a reeleição, com várias imagens e vídeos em que comprovaria a presença de Toninho em eventos de Fávaro.  

“Os filiados da agremiação subscritos vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência requerer a Comissão Executiva do PSDB no município de Cuiabá, instaure no prazo de 24 horas processo para aplicação de medidas disciplinares, inclusive cancelamento de filiação, contra o filiado Antônio Ferreira de Souza (Toninho de Souza), por violação do artigo 15, inciso V do Estatuto da agremiação, bem como artigo 138, inciso XII, c/c artigo 135, inciso VII do Código de Ética do PSDB”, pede os filiados.

Por meio de nota, entretanto, a Executiva Municipal informou que, irá seguir os prazos que determina o Código de Ética da sigla, em seu artigo 142. 

Conforme a norma, “recebida a representação, a comissão executiva decide em até 30 dias sobre a sua admissibilidade, e remete ao presidente do conselho de ética e disciplina para instauração do respectivo processo e designação do relator, quando admitia”.

Diante disso, afirmam que “os membros da Executiva irão, dentro do prazo determinado, se reunir para deliberar sobre o tema”.

O vereador Toninho de Souza, por sua vez, afirma que ainda não foi notificado sobre o pedido de expulsão, e garante que tem atuado apenas em sua campanha e na campanha a reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet