Cuiabá, quinta-feira, 28/01/2021
02:01:07
informe o texto

Notícias / Política

24/11/2020 às 13:02

Deputado destaca alinhamento entre preservação e industrialização em Mais MT Meio Ambiente

Leiagora

Deputado destaca alinhamento entre preservação e industrialização em Mais MT Meio Ambiente

Foto: Assessoria

No lançamento do programa ‘Mais MT Meio Ambiente’, no Palácio Paiaguás, na tarde desta segunda-feira (23), o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), destacou a importância do alinhamento entre a preservação ambiental e a industrialização em Mato Grosso.  

O novo sistema assegura modernização e desburocratizar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Licença Por Adesão e Compromisso (LAC), Licença Ambiental Simplificada (LAS) e automatização das cobranças das taxas a autuação.

“Essa modernização é um marco para Mato Grosso e um exemplo a ser seguido no âmbito nacional, uma vez que o meio ambiente é preservado e monitorado com precisão. Através dessa ferramenta será possível dar mais celeridade a centenas de processos ambientais que estão parados, por exemplo. Através dessa ferramenta, muitas atividades econômicas irão obter suas licenças sem demora e sem burocracia. Além de impulsionar a economia do estado, vai atrair novos investidores”, destacou o primeiro-secretário da Casa de Leis.

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), com o novo sistema, a emissão de licenças será muito mais rápida e a partir dessa terça (24), o sistema estará no ar, permitindo que o cidadão de qualquer parte do Estado possa pedir estas licenças no menor espaço de tempo possível. 

“O prazo máximo é de 30 dias, mas nós acreditamos que em 10 dias essas licenças possam ser emitidas, o que é um recorde absoluto, talvez até nacional, em termos de licenciamento, com segurança e transparência. Agradeço muito ao empenho dos nossos servidores e também aos nossos parceiros do Ministério Público e da Assembleia Legislativa por essa conquista”, completou.

A Licença Ambiental Simplificada (LAS), pode ser feita digitalmente, pelo sistema e-SAC disponível no portal da Sema. Assim como a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), totalmente online e com emissão automática, por meio do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Ambiental), disponível no site da SEMA.

Outra novidade é que a Sema vai disponibilizar dentro do portal SIGA o módulo de emissão de taxas. O usuário irá selecionar o tipo de licenciamento que deseja solicitar e pelo módulo de emissão de taxas poderá emitir de onde estiver sem precisar requerer estas taxas na Sema.

 
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet