Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:07:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

26/11/2020 às 09:12

Após impasse jurídico, TJ elege hoje nova diretoria para os próximos dois anos

Quatro desembargadores se candidataram à Presidência da Corte; dois querem ser corregedores e uma quer ser vice-presidente

Camilla Zeni

Após impasse jurídico, TJ elege hoje nova diretoria para os próximos dois anos

Foto: TJMT

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegem nesta quinta-feira (26) a próxima diretoria da Corte, que assume pelo biênio 2021/2022. A sessão administrativa está marcada para às 14 horas, de forma remota. A votação é sigilosa.

Nessa eleição, se candidataram ao cargo de presidente os desembargadores Sebastião de Moraes Filho, Maria Helena Gargaglione Póvoas, Juvenal Pereira e Luiz Ferreira da Silva, que atualmente ocupa cargo de corregedor-geral. 

Já para vice-presidente se inscreveu a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e para corregedor-geral concorrem os desembargadores José Zuquim Nogueira e Pedro Sakamoto. 


Saiba mais - Após CNJ barrar reeleição, TJMT marca para dia 26 a escolha da nova diretoria

Os desembargadores que forem eleitos nesta quinta-feira tomam posse no dia 18 de dezembro e assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2021.

Impasse nas eleições
Inicialmente, a eleição para a nova diretoria estava marcada para 8 de outubro, mas acabou suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dois dias antes. 

O órgão superior foi acionado após dois desembargadores, Juvenal Pereira e Sebastião de Moraes Filho, questionarem o edital. Isso porque, em 10 de setembro, maioria dos desembargadores do TJMT aprovaram uma alteração no regimento interno, que passou a permitir reeleição na Casa. Isso beneficiaria o atual presidente, desembargador Carlos Alberto da Rocha, que chegou a se inscrever para a reeleição. 

Os desembargadores apontaram que a alteração feria a Lei Orgânica da Magistratura (Lomam), norma que é superior ao regimento interno da Corte. Da mesma forma entendeu o CNJ, que, por ver ilegalidade no ato, determinou um novo edital, que foi publicado pelo TJMT no mesmo dia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet