Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:53:20
informe o texto

Notícias / Política

01/12/2020 às 16:00

Mendes diz que MT é 'rico' e pacientes ter que ir para outros estados é uma vergonha

O chefe do Executivo reconheceu que a saúde sempre foi um dos maiores desafios do estado e do país e lembrou que Cuiabá era a única capital do país não ter um hospital público gerido pelo Estado

Da Redação - Alline Marques / Reportagem Local - Camilla Zeni

Mendes diz que MT é 'rico' e pacientes ter que ir para outros estados é uma vergonha

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que é vergonhoso para Mato Grosso ter pacientes indo para outros estados em busca de atendimento médico. Ele ressaltou que o estado é um dos mais ricos do país, com crescimento na casa de dois dígitos há anos, que ele classificou como “ritmo chinês”, e ainda assim não garantir saúde para a população.

“Lá no Araguaia, por exemplo, a população vai para Goiás e isso é uma vergonha para nosso estado que diz ser rico, um estado que cresceu nos últimos anos no ritmo chinês, ultrapassando a casa dos dois dígitos. Não pode um estado rico e ter coisas que envergonham como essa”, declarou o governador durante a assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras do hospital universitário Júlio Müller, paralisado há 7 anos.

O governador aproveitou o evento para falar dos eventos na saúde com a construção de mais três hospitais regionais, que segundo ele, já estão com os projetos quase prontos para dar início ao processo de licitação. “Faltando detalhes”, declarou.

O chefe do Executivo reconheceu que a saúde sempre foi um dos maiores desafios do estado e do país e lembrou que Cuiabá era a única capital do país não ter um hospital público gerido pelo Estado. Realidade que foi alterada com o governo assumindo a gestão da Santa Casa. Além disso, este ano, Mendes já lançou também a retomada do hospital central, paralisado há 34 anos, que será um dos maiores do estado.

O democrata aproveitou para lembrar que deu início a obra do Hospital Municipal de Cuiabá que atualmente tem 27 mil m², no entanto, o novo projeto do Hospital Central prevê uma área de 32 mil m² e o Júlio Müller terá 58 mil m², se tornando, portanto, o maior do estado.

“O SUS tem grandes vantagens, mas conhecemos também a deficiência e a falta de infraestrutura para atender. (...) Só estes 3 números revela a importância que esta obra tem para toda população”, avaliou.

O contrato e a ordem de serviço foram assinados em evento realizado no local da unidade de saúde, no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A obra, que seria entregue na Copa do Mundo de 2014, está parada há sete anos.

“Milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas aqui neste hospital. Hoje é um momento em que podemos virar essa página de obras paralisadas", comemorou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet