Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:20:08
informe o texto

Notícias / Geral

02/02/2021 às 08:12

Secretário diz que tempo de imunização com vacinas da covid-19 ainda é incerto

Gilberto criticou comportamento de quem acha que está imunizado e lembrou que transmissão continua mesmo em quem já se vacinou

Camilla Zeni

Secretário diz que tempo de imunização com vacinas da covid-19 ainda é incerto

Foto: Christiano Antonucci/Secom

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Gilberto Figueiredo, afirmou que a população deve manter os cuidados de prevenção à covid-19 mesmo após o início da vacinação. Isso porque, segundo ele, ainda não é comprovado o tempo de eficácia das vacinas.

Em entrevista à rádio CBN Cuiabá, nessa segunda-feira (1º), o gestor destacou o comportamento da população, que segue em aglomeração mesmo após um ano de pandemia da covid-19. 

Gilberto apontou que muitas das pessoas que já contraíram a infecção se comportam como se estivessem imunes ao vírus, o que, ele lembrou, não é verdade. Disse ainda que nem mesmo aqueles que já estão sendo vacinados têm garantias sobre o tempo de eficácia das vacinas.

“Primeiro que nem todos adquirem imunidade. Segundo que não se sabe por quanto é e em que proporção é [a imunização de quem já contraiu o novo coronavírus], e terceiro, e pior, que parece que essa imunidade não é suficiente para enfrentar a nova mutação do vírus”, disse o secretário.

Gilberto também revelou que ele próprio, após ter se recuperado do coronavírus, contraído pela primeira vez em junho de 2020, agiu como se estivesse imunizado. Destacou que, como consequência, acabou com complicações após uma reinfecção em dezembro. 

Já em relação aos vacinados, o secretário ponderou que mesmo as pessoas que já estão protegidas contra o vírus continuam sendo transmissores, podendo provocar a doença em quem tiver contato. Além disso, avaliou que são necessários ao menos 30 dias para que a imunização surta efeito, após a segunda dose de aplicação.

“Não se pode dizer para aqueles que foram vacinados que podem ficar totalmente tranquilos, voltar à atividade normal. A vacina vai produzir seu efeito imunológico após 30 dias de tomadas as duas doses, e ainda não se sabe por quanto tempo essa vacina produz a defesa do novo coronavírus”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet