Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:02:09
informe o texto

Notícias / Política

08/02/2021 às 17:21

Emanuel desiste de discutir VLT com municípios e remarca para dia 5

O prefeito alegou que o assunto deveria ser colocado na pauta com antecedência, fato que não ocorreu

Da Redação - Alline Marques / De Santo Antônio - Camilla Zeni

Emanuel desiste de discutir VLT com municípios e remarca para dia 5

Foto: Gabriella Arantes / Playagora

Mesmo com a presença de 12 dos 13 prefeitos do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e presidente do grupo, resolveu adiar a discussão referente à troca do modal de transporte da região metropolitana.

Apesar de espalhar aos quatro ventos que levaria a propositura de um plebiscito sobre o assunto para a reunião com os municípios, o emedebista voltou atrás, durante a reunião, e alegou que tinha que avisar com antecedência sobre o assunto que seria colocado na pauta.

Ocorre que as pautas são definidas na reunião anterior, e na época em que foi realizado o encontro do consórcio, o assunto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não estava sendo discutido. Apenas o prefeito de Nobres, Leocir Hanel, não esteve presente por estar em viagem.

Diante disso, a reunião para debater o modal que atenderá Cuiabá e Várzea Grande ficou para dia 5 de março, no município de Planalto da Serra (277 km de Cuiabá). Emanuel tenta convencer os prefeitos a aderir à pressão ao governo para realização de um plebiscito para ouvir a população.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), reforçou que também defende o VLT, mas não deve criar embates com o governo. Para ele, é necessário dar um fim ao “esqueleto” que passa pela cidade e já “ceifou” vidas, uma referência aos trilhos que cortam a principal avenida da cidade e causou não só transtornos ao trânsito, mas também às empresas que acabaram fechando as portas na região.

Esta foi a primeira reunião de Emanuel como presidente do consórcio e ocorreu na Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger. Já na lista de assuntos levantados pelos chefes municipais estiveram a agricultura familiar e atividades de assistência social.

Representantes da Prefeitura de Cuiabá, a secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira, falou sobre a implantação e expansão de projetos como o Siminina, enquanto Francisco Vuolo, da pasta de Desenvolvimento Regional e Agricultura Familiar, comentou sobre a busca pela implantação da ferrovia Senador Vuolo e agricultura familiar.

A prefeita de Santo Antônio do Leverger, Francielle Magalhães (PTB), destacou a necessidade de integração dos municípios e aliança com os deputados, estaduais e federais, além dos senadores.

Por sua vez, a prefeita de Nova Brasilândia, Marilza de Oliveira (MDB), aproveitou o gancho de Vuolo, destacando a necessidade de apoio para a agricultura familiar. Ela ponderou que não adianta o incentivo à plantações se não há incentivo para a venda dos produtos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet