Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
12:15:08
informe o texto

Notícias / Política

17/02/2021 às 17:33

Mendes diz que 50% da população estará vacinada até junho

A previsão é referente ao cronograma apresentado pelo Ministério da Saúde durante reunião do governador com o ministro Pazuello

Alline Marques

Mendes diz que 50% da população estará vacinada até junho

Foto: Michel Alvim - Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) disse sair confiante da reunião com o Ministério da Saúde e disse que diante do cronograma apresentado durante o encontro é possível afirmar que pelo menos 50% da população estará vacinada até junho deste ano. Porém, este percentual ainda depende do envio dos insumos para a produção da vacina no país que virão da China.

“O senhor apresenta uma tabela feita com contratos assinados, e estamos falando de duas instituições sérias – Butatan e a Fiocruz. Agora vai depender dos chineses. Saio confiante de que aquilo que foi apresentado hoje, salvo problema de transporte internacional, nós podemos chegar em junho com 50% da população vacinada. Estou satisfeito”, afirmou Mendes ainda durante a reunião com o ministro.  

Conforme o planejamento do Ministério da Saúde apresentado aos governadores, em fevereiro serão distribuídas 2 milhões de doses do imunizante produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, importadas da Índia. Em março, serão mais 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de vacinas da AstraZeneca.

O restante das doses está sendo negociado também com laboratórios russos e indianos. 

Durante a reunião, o governador de Mato Grosso defendeu que os Estados com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até 85%, destinem  5% das doses para os estados com taxa maior. 

“Já os Estados com taxa de ocupação acima de 85%, param de contribuir e aqueles que estão com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados, passam a receber mais doses”, pontuou Mauro Mendes.

Na reunião, os governadores também pediram auxílio do governo federal para a compra de medicamentos e equipamentos de UTI, assim como a ampliação do número de leitos de terapia intensiva.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet