Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:48:25
informe o texto

Notícias / Política

06/03/2021 às 16:39

Deputada culpa ‘encontros clandestinos’ por aumento de casos de covid-19 e defende flexibilização

Janaina avaliou que aglomeração está nos bairros, e que mercados e restaurantes não podem ser penalizados

Camilla Zeni

Deputada culpa ‘encontros clandestinos’ por aumento de casos de covid-19 e defende flexibilização

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defende que o governo flexibilize as medidas restritivas adotadas para conter a covid-19 no Estado. Para ela, a saída seria o contrário do que determinou o governador: restringir o acesso e aumentar o horário de funcionamento. 

Na quarta-feira (3), entrou em vigor em Mato Grosso novo decreto do governo estadual, impondo toque de recolher a partir das 21h e o fechamento das atividades não essenciais a partir das 19h.

A medida foi uma resposta para tentar conter o avanço da covid-19, que resultou na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 96% nessa quinta-feira (4). 

Para a deputada, porém, a medida do governo do estado afeta setores que não teriam relação direta com o aumento de casos da doença no estado. A parlamentar defende que, assim como atividades essenciais, os supermercados poderiam ter autorização para funcionar 24 horas, conforme escolha dos proprietários.

“Eu, sinceramente, acredito que não é o comércio, não são os supermercados, não são os restaurantes que estão fazendo com que haja maior número de infectados. São as aglomerações clandestinas que estão acontecendo, principalmente, nas casas das pessoas, nos encontros que estão acontecendo depois desses horários e as aglomerações dentro dos bairros de Cuiabá. É isso aí que a gente tem que coibir”, ponderou a parlamentar, nessa sexta-feira (5).

Janaina também avaliou que o decreto do governo, determinando o fechamento das atividades logo às 19h, inviabiliza a atividade dos restaurantes, que já foram bastante afetados durante 2020. Também em razão da pandemia, esse foi um dos últimos setores a voltar a abrir as portas no ano passado. 

Em razão da pressão do segmento, o governo do Estado editou novo decreto nessa sexta-feira (5), ampliando o horário de funcionamento dos supermercados. Antes, a regra permita a abertura das portas das 5h às 12h nos sábados. Agora, poderão funcionar até às 19h.


Já os restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, que poderiam atender até às 12h nos sábados e domingos, agora poderão funcionar até às 14h no final de semana. A alteração não foi aplicada às demais lojas dos shoppings.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet