Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
09:51:26
informe o texto

Notícias / Geral

18/03/2021 às 12:04

Várzea Grande sedia competição nacional de cães do Corpo de Bombeiros

Batalhões de três estados do País buscam reconhecimento de parte do canil para ações de resgate, busca e salvamento e assim ampliar o tempo de resposta aos chamados

Leiagora

Várzea Grande sedia competição nacional de cães do Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução

O Centro Ecológico de Recreação e Lazer ´Bernardo Berneck’, em Várzea Grande, é sede de uma competição nacional que envolve cães de batalhões do Corpo de Bombeiros.

A certificação nacional de cães para resgate, busca e salvamento conta com 14 cachorros que representam três estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás. Com os animais, a corporação aumenta o efetivo nas operações e amplia o poder de resposta dos atendimentos à população.

Mato Grosso é referência nacional em operações com cães por meio do trabalho desenvolvido no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande, por ter sido o estado brasileiro que mais permaneceu à frente dos trabalhos de resgate em Brumadinho, Minas Gerais. 

A cadela Sheron, labradora de seis anos, foi destaque nas operações da cidade mineira por localizar corpos em áreas já desacreditadas. Sheron possui certificação nacional e internacional e integra o efetivo de Várzea Grande.

As provas de certificação serão realizadas até sexta-feira, em três turnos, que vão avaliar desde a disciplina até as aptidões dos cães.

Como explica o major Rafael Marcondes, árbitro das provas e adestrador de Sheron, todas as etapas foram pensadas no fomento da doutrina com os cães e realizadas em vários níveis. 

A mais recente operação com cães do 2º Batalhão foi realizada na semana passada, durante resgate de um homem no Morro de Santo Antônio. Essa unidade conta com seis cães para ações de salvamento, resgate e buscas.

Simultaneamente às provas com cães, há equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura municipal – Meio Ambiente e Obras – envolvidas na limpeza da lagoa do parque realizada com apoio de barco, máquinas pesadas e pessoal.

A certificação nacional de cães é um evento restrito militar e está sendo realizado sob todas as normas sanitárias vigentes para o combate ao coronavírus no Município.

O Parque Berneck está fechado para  população, conforme normativa publicada pelo prefeito Kalil Baracat no decreto de número 22/2021, do início deste mês.

 
Assessoria
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet