Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
05:23:21
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2021 às 14:46

Baleia-franca identificada em SC é avistada perto da Antártica

Segundo a pesquisadora Karina Groch, do Projeto Franca Austral, essa foi a primeira vez que o animal catalogado no Brasil foi avistado em uma área de alimentação da espécie.

Baleia-franca identificada em SC é avistada perto da Antártica

Foto: Instituto Australis/Divulgação

Uma baleia-franca identificada em 2007 no Morro dos Conventos em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, foi avistada próximo à Antártica. Segundo a pesquisadora Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Franca Austral, esta é a primeira vez que uma baleia-franca catalogada no Brasil é avistada em uma área de alimentação da espécie.

De acordo com pesquisadores do South Georgia Right Whale Project , o estudo compartilhado no início desta semana mostrou que o animal esteve em janeiro de 2020 nas águas geladas das Ilhas Geórgia do Sul, no Atlântico Sul.

De acordo com a pesquisadora, o registro do nascimento do animal foi feito em 2002 em Santa Catarina. Em 2005 e 2007, ele foi avistado pelos pesquisadores no estado. Na última vez, a baleia classificada como B139-02 estava com o primeiro filhote.

"Quando ela nasceu avistamos duas vezes: uma em Araranguá e outra na praia de Itapirubá Norte [em Imbituba], próximo a nossa sede, e em 2005 em Balneário Gaivota, um pouco ao Sul de Araranguá", explica.

Karina explica que a localização da baleia foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Franca, com imagens obtidas durante uma expedição realizada no início de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project.

O catálogo brasileiro contém cerca de 1 mil baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com outros 16 animais.

Além do catálogo nacional, as fotos foram comparadas com animais da Argentina, Uruguai e África do Sul.

Difícil acesso
Segundo a pesquisadora, ter o registro de onde os animais se alimentam é um fator muito importante para as pesquisas, pois a espécie só vem para a costa brasileira para ter filhote se estiver bem alimentada.

"Em 2020 nós iniciamos uma nova linha de pesquisa, através do Projeto Franca Austral, onde iniciamos a coleta de amostras de pele das baleias baleias franca para obter informações sobre onde elas se alimentam. Essa informação nova das Ilhas Geórgia do Sul complementam essa pesquisa", disse Karina.


Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet