Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:38:08
informe o texto

Notícias / Política

05/04/2021 às 07:30

Lei que proíbe corte de energia em MT pode ser vetada por Mendes

O líder do governo, Dilmar Dal Bosco, admite que a proposta aprovada pela AL é inconstitucional, mas os deputados pressionam o governador para sanciona-la.

Kamila Arruda

Lei que proíbe corte de energia em MT pode ser vetada por Mendes

Foto: Imagem ilustrativa

A lei que proíbe o corte de energia em Mato Grosso pode acabar sendo vetada pelo governador Mauro Mendes (DEM) que deve se manifestar ainda esta semana sobre a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), admite a inconstitucionalidade no projeto de lei, mas ainda os parlamentares têm pressionado o chefe do Executivo a sanciona-la

A proposta por lideranças partidárias, o projeto foi aprovado pelos deputados na semana passada em decorrência do momento da crise econômica provocada pela pandemia da covid-19, que no estado teve início em meados do ano passado.

“Está no Palácio, o Governo tem que analisar juridicamente. A PGE está fazendo essa análise. Eu vejo dificuldade da própria empresa em cumprir essa lei. Já vi empresas em sua divulgação publicitaria dizendo que não vê razão para o cumprimento dessa lei, porque já é regulamentada pela Aneel e por uma lei federal”, apontou Dilmar, que inclusive é líder do governo na ALMT.

Apesar disso, o parlamentar pede que ela seja sancionada, tendo em vista o período vivenciado no Estado em razão da pandemia. “Eu vejo que foi um problema de vício de inciativa, mas o importante é valer, pelo menos por um período, para que nesse momento de dificuldade a gente não tenha corte de energia”, finalizou.

Até o momento, está suspenso o corte de energia por inadimplência apenas das famílias de baixa renda. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável por regular o setor. A medida entrou em vigor no dia 26 de março e vai até 30 de junho e vale para os consumidores da tarifa social, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet